Durante uma reunião realizada na tarde desta segunda-feira (19) com lojistas do Centro de Maceió, onde no último domingo (18) foi noticiado um “arrastão”, o secretário de defesa social, coronel Dário César confirmou que o tumulto começou após três jovens armados participarem de um acerto de contas no mercado da produção. Ao serem perseguidos pelo segurança do local, eles teriam seguido em direção ao comércio da capital.


“Os jovens estavam armados e saíram pela Levada até chegar no Centro. Foi quando as pessoas começaram a gritar que era um arrastão. A Polícia está à disposição e deve ser comunicada pelos lojistas até se houver o furto de um celular. A imprensa precisa ter cuidado com o que divulga, pois falaram de um suposto arrastão, sem nem ter apurado”, afirmou.


A gerente da C&A não compareceu à reunião devido a uma denúncia anônima de que haveria um arrastão no Centro nesta tarde. Sobre esse episódio, Dário César ressaltou que os lojistas não podem se deixar levar por denúncias e precisam orientar os funcionários para acalmar os clientes diante dessas situações.


O secretário de defesa social disse ainda, que o tumulto que ocorreu no Centro não teve ligação com os incêndios a ônibus registrados nos últimos dias na capital. Porém, a presidente da Aliança Comercial, Silvana Ferreira acredita que isso contribuiu para o aumento da violência nos últimos dias.

"Os incêndios a ônibus na capital geraram um clima de insegurança generalizado, acredito que isso contribui para que as pessoas fiquem com medo. Isso gera uma propagação de boataria", disse Silvana.

Ainda segundo a presidente da Aliança Comercial, os prejuízos podem chegar a 10% do faturamento mensal. "Tivemos uma perda irreparável. Esse clima que foi instalado prejudicou nossas vendas. Vamos correr para que isso não atrapalhe e que a população possa fazer suas compras de fim de ano com tranquilidade", frisou Silvana.


Pânico causado por militares


O comandante do CPC, Gilmar Batinga informou que dois policiais militares, fardados e armados avisaram sobre o suposto arrastão que estaria prestes a acontecer na região não procede.