A população pode fazer as compras de fim de ano de forma tranquila porque a polícia está nas ruas para garantir a segurança de todos, utilizando inclusive o helicóptero no reforço do policiamento ostensivo. A garantia foi dada pelo secretário da Defesa Social, Dário Cesar, durante a reunião desta segunda-feira (19) do Conselho Estadual de Segurança Pública.
Dário Cesar disse que no domingo foi criado um clima de insegurança provocado por boatos sobre um arrastão que teria ocorrido no centro comercial da capital, gerando tumulto junto às pessoas que faziam suas compras. “Foram esses boatos que geraram todo um clima de pânico, mas que rapidamente foi negado pelos próprios comerciantes”, afirmou.
Ao garantir que a população pode fazer as compras de fim de ano com segurança, ele informou que o policiamento nas áreas comerciais da capital já conta com reforço, com a utilização do helicóptero locado pelo Governo do Estado. “Com o emprego da aeronave no patrulhamento áereo, iremos garantir a segurança das pessoas, como também inibir a ação de bandidos”, comentou.
O secretário aproveitou a reunião do Conselho Estadual de Segurança Pública para prestar esclarecimentos sobre os últimos acontecimentos ocorridos na área policial, incluindo os ataques a ônibus e ameaças de arrastão na capital. Como resposta, a Defesa Social determinou a imediata transferência de 26 presos que teriam ordenado as ações criminosas para o Módulo de Segurança Máxima.
“Também estamos providenciando a transferência de presos de Alagoas para presídios federais”, disse Dário Cesar aos membros do colegiado, acrescentando que o governo alagoano está aguardando a autorização do Ministério da Justiça, por meio do Depen (Departamento Penitenciário Nacional).
Reunião - A desativação do Presídio Militar com a imediata transferência dos presos para uma unidade a ser construída na área do sistema prisional foi discutida na reunião do Consesp. A medida foi proposta após uma inspeção realizada por uma comissão de conselheiros, que fará o mesmo trabalho na Casa de Custódia da Polícia Civil.
Segundo o subcomandante da PM, coronel Dimas Cavalcante, o planejamento da PM para o próximo ano prevê a construção de um novo presídio militar dentro do complexo prisional do Tabuleiro dos Martins. Em vez de ser desativado, o atual presídio - localizado no bairro do Trapiche – ficaria destinado a policiais punidos com prisão por crimes militares.