Técnicos do Ministério da Previdência Social acompanharam esta semana a realização do Recadastramento Previdenciário no Instituto de Previdência dos Servidores Públicos do Município de Maceió (Iprev Maceió). Eles conferiram o andamento do processo e disseram estar satisfeitos com toda a organização.
Segundo a técnica Márcia Paes, sua vinda a Maceió, acompanhada dos colegas Thomas Gomes Costa e Teresa Moura, teve por objetivo acompanhar o desempenho do Sistema Previdenciário de Gestão de Regimes Públicos de Previdência Social (Siprev) durante a realização do censo previdenciário.
“Viemos supervisionar o desempenho do Siprev durante a realização do recadastramento. Como Maceió é a segunda capital a adotá-lo, nossa intenção é levar para Brasília as experiências que o Iprev está tendo durante a sua aplicação. A impressão que estamos tendo é muito boa, pois tem sido dado o suporte esperado aos recadastradores”, disse Márcia.
Outro ponto relevante, segundo os visitantes, está na atuação da equipe do Iprev na realização do censo. “O envolvimento de todos os funcionários fica evidente. Desde os agendamentos e recepção aos idosos, passando pela análise dos documentos, até o processo de conclusão do recadastramento. Estão todos integrados, fazem um trabalho de equipe”, avaliou Márcia.
“Isso é muito bom, porque mostra que o órgão é capaz de promover algo dessa magnitude. E, sendo assim, não tem necessidade de contratar uma empresa terceirizada. Ou seja, faz tudo a custo zero”, comentou Thomas Costa.
O Recadastramento Previdenciário é um processo imposto pelo Ministério da Previdência Social, através da Lei Federal nº 10.887/2004, a todos os Regimes Próprios de Previdência Social (RPPS). Segundo a comissão constituída para realizar o evento, seu objetivo é manter o banco de dados do Iprev Maceió atualizado, identificar possíveis falhas ao erário e possibilitar avaliações em cima de dados efetivos. Ações que contribuem para dar vida longa ao Instituto através do equilíbrio financeiro e atuarial.
Atualmente, a preferência no recadastramento está para os que têm nomes iniciados com as letras D e E. Entretanto, aqueles que iniciam com a letra anterior também podem agendar sua participação. “O que não queremos é que ninguém fique de fora, para evitar descontentamentos”, enfatizou o presidente do Iprev Maceió, Leandro Fontes.