As dificuldades provocadas por deficiências na visão deixaram, nesta sexta-feira, de ser um problema no aprendizado de 150 alunos da Escola Municipal Nosso Lar I (antigo Hélio Lemos). Beneficiados pelo Projeto Olhar Maceió – que tem disponibilizado atendimento oftalmológico completo, com consultas e exames gratuitos, realizados no próprio ambiente escolar – os estudantes tiveram a ação finalizada com a entrega de pares de óculos a todos os que tiveram problemas de refração ocular detectados.
“Crianças com dificuldade na visão têm uma acentuada redução no rendimento escolar. Evitar a evasão e o índice de repetência nas escolas públicas, além de assegurar a assistência de saúde adequada, são compromissos da gestão Cícero Almeida”, ressaltou o secretário municipal de Saúde, Adeílson Loureiro.
A abertura do evento foi feita pelo secretário adjunto da Saúde, André Born - que esteve à frente do Projeto desde o início - e contou com as presenças do prefeito, dos secretários municipais de Educação, Thomaz Beltrão, e de Infraestrutura, Mosart Amaral, além da coordenadora de Promoção e Educação em Saúde, Alba Oliveira, do Chefe de Gabinete da SMS, José Francisco Alves, do diretor do Iofal, Tibério Rocha Junior e toda a direção da escola. Após fazer uma retrospectiva da ação, André agradeceu o apoio da gestão atual e anunciou as metas para 2012.
“Com a parceria da Sociedade Pestalozzi, do Iofal e do Instituto de Olhos de Maceió, o projeto atingiu 3 mil alunos das 22 escolas que integram o Programa de Saúde na Escola (PSE) em Maceió, detectando, em 10% delas, algum tipo de refração, com a necessidade do uso dos óculos que temos entregado, que agora irão melhorar seu desempenho escolar. No próximo ano, o projeto terá continuidade, mas dessa vez, com a meta ambiciosa de atingir 26 mil alunos da rede pública, estendendo a eles os cuidados com a saúde auditiva”, frisou André Born, revelando ainda que alguns casos de estrabismo detectados nas ações já estão sendo encaminhados para cirurgias corretivas.
Realizado pelas coordenações de Promoção e Educação em Saúde (Copes) e de Saúde Ocular da SMS, em parceria com as secretarias municipal e estadual de Educação e Saúde, o projeto foi direcionado aos alunos de 1º ao 5º ano do ensino fundamental, na faixa etária de 6 a 16 anos, das escolas beneficiadas pelo PSE. Essa parceria foi ressaltada pelo secretário municipal de Educação, Thomaz Beltrão, que afirmou que a interinstitucionalidade é uma das características mais positivas da atual gestão.
Satisfeito com os resultados da ação, o prefeito lembrou as dificuldades enfrentadas pela área da saúde em todo o país e o esforço permanente que tem sido feito pelo município no sentido de ampliar os recursos repassados pelo Ministério da Saúde. “A ampliação desses recursos nos possibilitaria somar a esta, muitas outras ações, que atenderiam não só a essas crianças, mas à população como um todo. Oferecer esse atendimento, inclusive com a entrega dos óculos, não é um presente, é nossa obrigação e, no que depender de nós, serão ampliadas cada vez mais”, disse Almeida.