A Secretaria de Estado do Planejamento e do Desenvolvimento Econômico (Seplande) lançou nesta sexta-feira (16) oito publicações socioeconômicas do Estado e o folder Alagoas em Números. Os novos produtos fornecem um amplo leque de informações e dados sobre Alagoas, de extrema importância para subsidiar políticas públicas e disseminar o conhecimento para o setor acadêmico, empresarial e a sociedade em geral.
O evento foi aberto pelo secretário de Estado do Planejamento e do Desenvolvimento Econômico, Luiz Otavio Gomes. “Hoje, divulgamos estas publicações que são fruto de um árduo trabalho da equipe da Superintendência de Produção da Informação e do Conhecimento (Supinc), com apoio da Ascom, e da maior importância para o nosso Estado”, destacou.
Para o superintendente de Produção da Informação e do Conhecimento, Thiago Ávila, a disponibilização desses dados e indicadores facilita a compreensão de Alagoas e auxilia a reflexão sobre a nossa realidade. Em sua apresentação, o gestor discorreu sobre a ampliação da estrutura e portfólio de dados e informações socioeconômicas.
“Para isso, contamos com um grande alicerce composto por quatro bases: estatística, geográfica, a biblioteca Luiz Sávio de Almeida, que conta com mais de quatro mil livros, e o WikiAlagoas, que traz informações, construídas de forma colaborativa e não-oficial, sobre os municípios de Alagoas”, destacou.
Além de discorrer sobre as oito publicações lançadas, Ávila expôs o Portal Geográfico de Alagoas, ainda em fase de consolidação. O sistema irá disponibilizar na internet diversas informações geográficas, como mapas de relevo, viário e temáticos, incorporadas a imagens de satélite.
Publicações
A maior entre as oito publicações lançadas é o Anuário Estatístico, que contempla uma série de informações, como educação, saúde, segurança pública, agropecuária, indústria e serviços e demais indicadores do Estado e municípios de Alagoas. O resumo das informações contidas no Anuário é apresentado na Resenha Estatística, um livro de bolso que apresenta os dados a nível estadual.
A Conjuntura Econômica traz uma análise do comportamento da economia alagoana de 2009 a 2010, com pesquisas, análises setoriais, índices econômicos, etc. Já a Agropecuária nos Municípios expõe dados relevantes sobre a área agrícola, considerada uma das mais importantes do setor primário.
O Produto Interno Bruto (PIB), um dos indicadores mais utilizados na macroeconomia, é apresentado nas Contas Regionais do Estado de Alagoas, que ainda reúne dados importantes sobre as atividades produtivas estaduais, no período de 2003 a 2008. O PIB é calculado pela Seplande em parceria com o Instituto Brasileiro Geográfico e Estatístico (IBGE).
O Índice de Preços ao Consumidor (IPC) e a Projeção da População dos Municípios Alagoanos também foram expostos pela gerente do Cálculo de Agregados Econômicos, Teresa Márcia, que ressaltou a busca pelo constante aprimoramento das publicações da Seplande.
Folder
“Uma publicação de bolso, que pode ser facilmente guardada e traz informações básicas e essenciais sobre Alagoas”. Dessa forma o diretor Nayron Almeida descreveu o folder Alagoas em Números, que expõe dados da indústria, telecomunicações, saúde, finanças públicas, entre outras características do Estado.
O secretário adjunto do Planejamento e do Orçamento, Cândido do Nascimento, ressaltou a importância das publicações lançadas para o planejamento de Alagoas. “Esta equipe comprometida possibilitou a construção desta base de dados. Vamos continuar trabalhando no aprofundamento e apuração das informações estaduais”, destacou.

Maceió