As crianças indígenas da tribo Karapotó-Plak-ô, da cidade de São Sebastião, vão receber uma visita especial no dia 22/12 (quinta-feira), a partir das 10 horas. O Bom velhinho, que há 22 anos participa da Campanha Papai Noel dos Correios vai fazer a alegria de 83 índios distribuindo presentes e muita alegria. "Será a primeira vez que eles conhecerão de perto a figura do Papai Noel e ainda receberão presentes", comemora Ana Lúcia, representante da Associação de Mulheres Indígenas da Aldeia Karapotó. Foi ela que teve a inciativa de escrever a cartinha falando em nome das crianças índigenas.
Situada no agreste do estado, a aldeia fica na zona rural de São Sebastião, a 10km da entrada da cidade. A estrutura do lugar é bem precária; além da associação já mencionada, existe apenas um ambulatório médico e uma escola. Ainda assim, não há médicos no ambulatório, apenas uma técnica de enfermagem que tem de se desdobrar para atender a toda a aldeia, sem poder prestar socorro nos casos mais graves ou urgentes. Já a escola funciona de maneira caótica, não há cadeiras suficientes, toda a estrutura física está danificada e os computadores recebidos há um ano até o momento aguardam a ida de técnicos para a instalação; os professores pertencem à própria tribo e ensinam um pouco sobre a cultura indígena.
"Tenho certeza que será um dia inesquecível na vida dessas crianças indígenas", explica Carlos Gonçalves, assessor de comunicação e coordenador da Campanha Papai Noel dos Correios. "Mas podemos propiciar a centenas de outras crianças esse momento de alegria e sonho", continua ele, que pede para a sociedade busque adotar mais cartas para aumentar o alcance da campanha. Até o momento são mais de 4 mil cartas enviadas ao Papai Noel dos Correios com os mais diversos pedidos: celular, computador, material escolar, mochila, perfume, cds, e até casa e emprego para os pais , além de muitos carrinhos, bonecas, bolas . Ao todo, já foram adotadas mais de 1.500 presentes. "Os correios esperam que a procura por essas cartinhas aumentem na reta final

Maceió