Na manhã desta sexta-feira (16), a Primeira Câmara Cível do Tribunal de Justiça de Alagoas (TJ/AL) julgou 382 processos dos 384 pautados, em sessão extraordinária realizada no plenário desembargador Olavo Acioly de Moraes Cahet. Participaram da sessão os desembargadores Tutmés Airan de Albuquerque Melo, presidente do órgão julgador, e Washington Luiz Damasceno Freitas, além do juiz convocado José Cícero Alves da Silva e do procurador de Justiça Walber Valente de Lima.
Ao fim dos julgamentos, Tutmés Airan enalteceu os trabalhos realizados pela Primeira Câmara, sobretudo o esforço conjunto da secretaria e dos gabinetes, através de seus assessores. “É uma sessão histórica. Nunca nenhum órgão fracionário do Judiciário alagoano julgou um volume tão grande de processos em apenas um dia. É algo que reforça o compromisso da Justiça estadual com a efetividade e celeridade da prestação jurisdicional”, comenta o presidente daquela Câmara.
Recorde histórico de julgados
De acordo com a secretária da Primeira Câmara Cível, Margarida Maria Melo, em 2011, o órgão bateu recorde de processos julgados e de publicações de conclusão de acórdãos.
“Esse recorde de julgados é fruto do trabalho árduo, por vezes até exaustivo, dada a quantidade de comandos pertinentes a cada processo que chega para nós: editais, expedições de mandados, ofícios às partes, à procuradoria. Além disso, este ano, conseguimos dar continuidade ao projeto de Interiorização da Câmara e o Interagindo com a Comunidade Acadêmica, que contemplou 3.200 universitários”, comemora.
Na próxima segunda-feira (19), será realizada a última sessão do ano, quando serão apreciados em torno de 272 processos cíveis.