O secretário de Estado do Trabalho, Emprego e Qualificação Profissional (Seteq), Herbert Motta, o secretário Promoção da Paz, Jardel Aderico e equipes técnicas visitaram o Núcleo Estadual de Atendimento Socioeducativo (Neas) na tarde de terça-feira (13). A iniciativa teve o objetivo de conhecer a estrutura do local e consolidar a parceria entre as duas pastas, que já existe com o programa Qualifica Alagoas.
Durante a visita da comitiva nas unidade de Internação Masculina (UIM) e na Provisória (UIP), alguns socioeducandos participavam das oficinas de música e informática, demonstrando entusiasmo em saber que a Secretaria do Trabalho tem projetos para qualificar e intermediar aqueles jovens para uma nova oportunidade na vida, com trabalho e dignidade.
“Boa parte da demanda da Sepaz já está sendo atendida pela Seteq e essa visita vai proporcionar um olhar diferente, de forma que com nossa proposta de qualificar e inserir possamos atender a esses jovens. Toda minha equipe veio conhecer o funcionamento e as regras do Neas para consolidarmos ainda mais essa parceria. Temos tido uma resposta boa das demandas com relação ao programa Qualifica Alagoas, com aproveitamento de 100% nas turmas que receberam jovens em processo de recuperação da dependência química”, ressaltou o secretário Herbert Motta.
O secretário Jardel Aderico considerou a visita importante para o fortalecimento da parceria e a implantação dos seis eixos de reestruturação da Sepaz. “É observar para pensar como a Seteq pode contribuir com expertise que tem, já que temos a demanda. A partir de nossa avaliação, cerca de 80% desses jovens não deveriam estar aqui, mas é a única opção da justiça”, informou.
O Neas conta com 148 socioeducandos, sendo 18 na Unidade de Internação Masculina Extensão; 41 na provisória; 41 na com masculina; 28 na de jovens e adultos; 7 na de semi liberdade e 13 na feminina.
Comunidade
Após visita ao Neas, a comitiva seguiu para a Comunidade Sagrada Esperança, em Rio Largo, onde acolhe atualmente 30 jovens e adultos dependentes químicos em processo de recuperação, encaminhados pelo Centro de Acolhimento. O espaço é agradável, com área de lazer, piscina, campo de futebol e muitos verdes ao redor.
A equipe foi recebida pelo casal de missionários, Claudemir e Cleide, que com os 3 filhos atendem aos jovens contemplados pelo programa Acolhe Alagoas, que conta com mais 30 comunidade em Alagoas. Os recursos são do Fundo Estadual de Combate à Pobreza (Fecoep) sob a coordenação da Sepaz. O acompanhamento é feito por psicólogos, psiquiatra, conselheiros e monitores, com a parte espiritual, laborterapia e atividades esportivas.
“É um desafio muito grande que a Seteq vai ajudar a encontrar uma solução. O governador Teotonio Vilela e o secretário Herbert Motta entenderam como importante nosso trabalho e nossa luta é quebrar o vínculo dessas pessoas com o tráfico de drogas para que eles repensem e busquem uma vida digna. Antes mesmo do resgate da saúde dessas famílias queremos trazer de volta a vontade de viver, porque lá fora parece que perderam isso. O Acolhe Alagoas tem esse propósito”, explicou Jardel Aderico.
A visita foi finalizada com uma mensagem de perseverança deixada pelo secretário Herbert Motta, que parabenizou a todos e falou da satisfação em receber a comitiva. Motta também falou do funcionamento da Seteq e das oportunidades que eles podem ter acesso para alcançar a inserção no mercado de trabalho.