O Comitê de Mediação de Conflitos Agrários, presidido pelo secretário-chefe do Gabinete Civil, Álvaro Antônio Machado, reúne-se extraordinariamente nesta quinta-feira (15), no Palácio Floriano Peixoto, às 10h. O encontro servirá para lançar no Estado a campanha nacional contra a venda de lotes destinados à reforma agrária, além de apresentar ao Comitê um balanço das ações desenvolvidas pelo Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) em Alagoas.
Idealizada para coibir a venda de lotes em assentamentos, a campanha "Reforma Agrária: Essa conquista não está à venda" será veiculada nacionalmente até o dia 26 de dezembro de 2011. Lançada pelo presidente do Incra, Celso Lisboa de Lacerda, no dia 25 de novembro, reúne vídeo e peças publicitárias que estarão em TVs, revistas semanais, rádios regionais e portais da internet durante o período. Os assentados e acampados recebem material informativo, como cartazes e folders, também distribuídos pelas superintendências do Incra nos assentamentos desde o início de dezembro.
Por meio de uma abordagem positiva, as peças publicitárias da campanha mencionam a importância da reforma agrária na construção de novos cenários para quem produz alimentos saudáveis, com o alerta de que vender, comprar, trocar ou arrendar terras em assentamentos é conduta irregular, alvo de fiscalização periódica do Incra.
“A campanha visa alertar a sociedade sobre a importância da reforma agrária tanto para Alagoas e o país. E deixar claro que as ações positivas e perenes desenvolvidas pelo Governo e pelo Incra são em prol do tema no Estado”, afirma Álvaro Machado.