Mais uma edição do Projeto Atleta Solidário, evento que reúne atletas de diversas modalidades para uma partida festiva de futsal, será realizada neste sábado (17), a partir das 8h, no Ginásio do Colégio Santa Úrsula, no bairro de Jatiúca. O projeto está na sua 11ª edição e, neste ano, terá a sustentabilidade como tema. “Sustentabilidade. Esse é o nosso esporte” é o slogan adotado.
Cerca de 50 atletas e personalidades que se destacaram durante o ano, além de competidores de renome na modalidade que adotaram como profissão e com a qual se projetaram no esporte participarão do evento.
A Prefeitura de Maceió é uma das parceiras do projeto, que tem por objetivo arrecadar alimentos a serem doados para instituições de caridade de Alagoas como Lar e Abrigo de Idosos São Vicente de Paula, Associação dos Hemofílicos de Alagoas e Associação das Grotas de Maceió, que desenvolvem um trabalho social reconhecido pela sociedade.
A arrecadação de alimentos está sob a responsabilidade de cada órgão da administração municipal e o prefeito Cícero Almeida, que sempre acreditou no projeto, espera que este ano haja uma participação ainda maior dos servidores para que o volume de alimentos arrecadados supere o total do ano passado.
Paralelamente a essa arrecadação, atletas e agentes envolvidos estão coletando garrafas pet para serem entregues à ONG Coopvila, possibilitando a reciclagem desse material, contribuindo na geração de renda para os moradores da Vila Emater.
O evento deste sábado contará com a participação dos alunos do programa Mais Educação, coordenado pela professora Edileuza Maciel, da Secretaria Municipal de Educação (Semed). Cerca de 1.500 crianças estarão no ginásio para prestigiar os atletas. Após a partida do Atleta Solidário, haverá uma gincana esportiva entre os alunos do Mais Educação até às 12h. A Semed está disponibilizando mais de 1.500 lanches para os alunos da rede.
O projeto Atleta Solidário foi criado em dezembro de 2003 pelo judoca internacional Eduardo Acioli. A ação conta com o apoio da Prefeitura Municipal de Maceió; Pacto Engenharia; Grupo Mibasa; Braskem; secretarias municipais de Educação (Semed), de Esporte e Lazer (Semel) e de Proteção ao Meio Ambiente (Sempma); Sport Center; Secretaria Estadual de Educação; e com o apoio do Colégio Santa Úrsula; Thudo Comunicação Visual; Somar Contabilidade; Projeto Viva a Vila; ONG Pense Brasil; e Folha da Barra.