A construção seis mil creches até 2014, divulgada pela presidenta Dilma Rousseff, é um dos principais temas da 3º Conferência Nacional de Políticas para as Mulheres, que acontece em Brasília e conta com a participação da Secretaria da Mulher, da Cidadania e dos Direitos Humanos, por meio da Superintendência de Políticas Públicas para Mulheres. Participam do evento 58 delegadas do Estado – 35 da sociedade civil e 23 do governo –, responsáveis por levar as propostas debatidas nas conferências locais.
Para a ministra-chefe da Secretaria de Políticas para as Mulheres, Iriny Lopes, uma das formas mais adequadas de inserir a mulher no mercado de trabalho e assim melhorar sua condição de vida é a criação de creches. Assuntos como violência e aborto também serão abordados na conferência.
Membro da comitiva alagoana, a secretária da Mulher, Kátia Born, apóia o pensamento da economista Tânia Barcelar que, ao palestrar para cerca de três mil pessoas no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, salientou a importância de, além de preparar a mulher para o mercado de trabalho, abrir linhas de crédito para que elas desenvolvam suas atividades.
“É uma tendência que a mulher da área rural contribua cada vez mais para o crescimento do Brasil. Uma das nossas propostas trata exatamente da ‘mulher em inclusão produtiva’. Além do mais, é papel nosso, enquanto gestores estaduais, trabalhar essas mulheres rurais preparando e capacitando-as, inclusive com inserção de pequenas inovações tecnológicas”, explicou Kátia Born.
A 3ª Conferência Nacional tem como tema ‘Autonomia e Liberdade das Mulheres’, reforçando as metas estabelecidas pelo governo federal de um Brasil sem miséria, desigualdade, discriminação, preconceito ou exclusão. As 58 delegadas alagoanas que viajaram ao Distrito Federal foram selecionadas durante as seis conferências regionais, duas municipais e uma estadual realizadas no ano.

Maceió