Um movimento suprapartidário denominado “Queremos Justiça” realizará até o dia de 16 de janeiro várias ações em Alagoas e em outros estados do Brasil com objetivo de lembrar as autoridades da importância de se fazer Justiça no caso Ceci Cunha. A deputada federal foi executada há 13 anos na residência de um familiar e o crime ficou conhecido nacionalmente como a “Chacina da Gruta”.
A deputada federal por Mato Grosso do Sul e presidente Nacional do PSDB Mulher, Thelma de Oliveira, participou de uma coletiva na tarde desta quinta-feira (15), na sede do ninho Tucano em Maceió. Na oportunidade, ela cobrou Justiça e disse que o sentimento de impunidade tem que acabar em Alagoas. “Não podemos aceitar que o Caso Ceci Cunha fique no esquecimento. Os culpados devem ser punidos ao rigor da Lei. Diante disso, celebraremos a vitória da democracia”, declarou.
Ainda segundo ela, a Chacina da Gruta representa um atentado aos direitos constituídos. “Os diversos movimentos por todo Brasil reforçarão esse coro que entoa de toda sociedade. Nos dias atuais, o sentimento de impunidade deve ser expurgado do seio social. Nada mais natural”, colocou.
A parlamentar lembrou que a Chacina representa um dos 10 casos de impunidade selecionados pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ). “Os familiares pedem Justiça e com as provas do Ministério Público Federal esperamos a condenação dos acusados. Os filhos dela precisam virar essa página de sofrimento, é necessário e imperativo”, pontuou.
Em Alagoas, o movimento tem a participação da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Movimento de Combate Corrupção Eleitoral (MCCE), sociedade civil organizada e outros. “Até o dia do julgamento, 16 de Janeiro, realizaremos diversas vigílias em memória a nossa querida deputada. A participação de toda sociedade é deveras importante”, chamou Thelma. O presidente do PSBD/AL, Claudionar Araújo, também participou da coletiva. Ele fez coro às declarações da parlamentar.
Os dois filhos de Ceci reuniram-se com o presidente PSDB, deputado federal Sérgio Guerra, no começo do mês de dezembro e também cobram justiça. “É necessário relembrar o caso o tempo inteiro porque não foi um crime comum. A vontade de quase 60 mil pessoas foi tirada à bala e isso precisa ser encarado como uma luta nacional”, afirmou Rodrigo Cunha, filho de Ceci. “Minha mãe foi morta de maneira brutal e primitiva, revivendo a história do coronelismo que manchou a história de Alagoas”, ressaltou Adriana Santos Cunha, filha da vítima.
OAB
O presidente da Ordem dos Advogados do Brasil em Alagoas (OAB/AL), Omar Coêlho de Mello, convoca todos os advogados e também a sociedade alagoana para participar nesta próxima sexta-feira (16) do ato público em memória da deputada federal e médica Ceci Cunha, assassinada no dia 16 de dezembro de 1998, na Gruta de Lourdes.
A movimentação terá início às 8h30 com a celebração de missa na Catedral Metropolitana de Maceió, no Centro, e em seguida, às 10h, haverá uma caminhada pelas ruas da capital alagoana. A passeata seguirá até a sede da OAB/AL onde será realizado o encerramento do ato público.