A Gerência de Defesa e Inspeção Sanitária Animal da Adeal informa que o resultado da segunda etapa de campanha de vacinação contra aftosa em Alagoas será entregue ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) no dia 15 de janeiro de 2012.
Apesar do encerramento da campanha ter ocorrido em 30 de novembro, a Adeal ampliou o prazo para que os criadores retardatários – que apenas vacinaram os animais dentro do prazo oficial – pudessem fazer a declaração até o dia 10 de dezembro.
Com o fim do período de prorrogação, encerrado sábado passado, a Adeal tem 30 dias para fazer a apuração de quantas declarações foram entregues nos escritórios da Agência instalados no interior do Estado.
Segundo a Central de Selagem de Vacinas, foi disponibilizado para as lojas credenciadas de Alagoas 1,6 milhão de vacinas contra aftosa. A segunda etapa da campanha de vacinação teve como meta imunizar 97% de todo o rebanho do Estado, o que corresponde a 1,2 milhão de animais.
Os criadores que não fizeram a declaração estarão sujeitos ao pagamento de multa e estarão impedidos de retirar a Guia de Trânsito Animal (GTA), além de estarem inadimplentes junto ao órgão de defesa agropecuária.

Maceió