O Departamento de Estradas de Rodagem (DER-AL) encerra o ano de 2011 com mais de 200 quilômetros de obras viárias, entre restauração e novas construções. Este ano, o Governo do Estado entregou rodovias, acessos, pontes e vias urbanas, beneficiando mais de 25 municípios de todas as regiões do Estado.
Em entrevista à Agência Alagoas, o diretor-presidente do DER, Marcos Vital, destacou a importância do investimento do Governo do Estado em infraestrutura viária nos últimos cinco anos, ressaltando a relevância destas obras para o desenvolvimento econômico e turístico de Alagoas, normalizando a vida de centenas de famílias atingidas pelas enchentes de 2010.
Vital também enfatizou as campanhas educativas de trânsito realizadas pelo órgão em 2011 para minimizar os transtornos e acidentes nas rodovias estaduais.
Agência Alagoas – Qual o saldo de 2011 em obras rodoviárias para Alagoas?
Marcos Vital – São mais de 200 quilômetros de restauração de acessos e rodovias em todas as regiões do Estado, contemplando mais de 25 municípios. Estas obras foram inauguradas, estão em andamento ou já estão concluídas. Obras como a duplicação da AL-101 Sul e da AL-220, implantação da Alça da Flamenguinha (AL-105), acessos e rodovias em todas as regiões do Estado, além de pontes e vias urbanas reconstruídas pelo Programa da Reconstrução em Rio Largo, Cajueiro, Viçosa, Quebrangulo, Paulo Jacinto, Atalaia, etc.
A.A. – Entre as obras que receberam mais investimentos em 2011, qual o senhor destaca como marco da infraestrutura viária alagoana?
M.V. – Eu posso destacar várias, mas acredito que a duplicação da AL-101 Sul é um grande símbolo, que há muito tempo era reivindicado pelos alagoanos e que o governo estadual tocou para a frente, mesmo com as dificuldades no repasse dos recursos federais. A duplicação da AL-220 foi outra obra que se desenvolveu de forma bastante expressiva em 2011. Na primeira, tivemos grandes avanços, como a liberação de dois trechos já duplicados, a conclusão da construção dos viadutos do Detran, do Francês e da Barra de São Miguel, e o avanço na duplicação das quatro pontes: a Divaldo Suruagy, a Massagueira, a Maceiozinho e a ponte sobre o Rio Niquim. Já a duplicação da AL-220,em Arapiraca, está quase 80% concluída e com mais de 4,1 km duplicados, dos 6,07 km totais. Temos ainda a implantação da AL-105, a Alça da Flamenguinha, que teve início em 2010 e avançou significativamente em 2011, abrindo espaço para uma nova rota de acesso entre a parte alta de Maceió e o litoral Norte de Alagoas. Essa nova rodovia vai reduzir em até 40 minutos o trajeto de quem desembarca no aeroporto de Maceió em direção ao litoral Norte. Além de desenvolver a Costa dos Corais, que é o segundo maior polo turístico de Alagoas, a obra vai facilitar também o escoamento da produção, melhorando o acesso à região Norte alagoana.
A.A. – Com relação a projetos em andamento, em comparação ao quadro de 2010, o que podemos destacar de avanços em 2011?
M.V. – Estes últimos cinco anos foram de grandes iniciativas e desenvolvimento na infraestrutura viária alagoana. Em 2011, podemos destacar o avanço nas questões processuais referente à implantação da rodovia Caminhos do São Francisco, que margeia toda a orla do Rio São Francisco, de Penedo a Piranhas. Conquistamos ainda a licença prévia da implantação do Aeroporto de Maragogi e a garantia de recurso para consolidação do projeto junto ao Ministério do Turismo (MTur). Destaque também para a liberação, junto ao Ministério da Integração Nacional, de recursos para a implantação da rodovia AL-470, na divisa entre Chã Preta-AL e Correntes-PE. Também devemos dar ênfase a todos os acessos e rodovias inaugurados em 2011. São obras que abrangem todas as regiões do Estado.
A.A. – Quais os principais resultados do desenvolvimento econômico e turístico trazido pela infraestrutura viária implantada?
M.V. – Todas estas obras rodoviárias trazem conforto e acessibilidade para a população e para o turista que chega a Alagoas. Além disso, promovem o desenvolvimento econômico através do incentivo ao próprio turismo e a facilitação do escoamento da produção local. Temos vários exemplos de municípios que intensificaram a atividade de escoamento através de rodovias restauradas, como é o exemplo de Cajueiro, município da região do Vale do Paraíba, em Alagoas. Lá, o acesso e rodovias recuperadas ajudaram no escoamento da produção local de açúcar produzido na usina do município e garante mais segurança aos feirantes, que antes reclamavam muito de assaltos nas estradas. Já a duplicação da AL-101 Sul é de extrema importância para o desenvolvimento turístico da região das Lagoas e Mares do Sul e a valorização imobiliária na região já é reflexo da obra. A obra também desafogará o trânsito daqueles que utilizam a rodovia como entrada e saída de Maceió e facilitará o escoamento da safra de cana-de-açúcar. A duplicação da AL-220 é outra obra de valor inestimável para o desenvolvimento de Arapiraca, a segunda maior cidade de Alagoas e uma das que mais crescem no Brasil, e também para a região Agreste. A duplicação da mais importante rodovia desta região, evidentemente, trará benefícios em todos os setores, desde o social até o imobiliário e o turístico.
A.A. – Quais as ações prioritárias do DER para minimizar transtornos, como acidentes e congestionamentos, nas rodovias estaduais?
M.V. – O DER realiza, por meio do Serviço de Educação do Trânsito, várias campanhas educativas nas rodovias estaduais ao longo do ano. Em 2011, tivemos campanhas nas principais rodovias do Estado, abrangendo todas as regiões de Alagoas. Agentes de trânsito do DER e da Polícia Militar realizaram blitze educativas com abordagens orientativas, distribuição de panfletos e brindes com mensagens educativas para os condutores que trafegam nas vias. Outra importante campanha retomada em 2011 pelo DER foi a Operação Verão + Seguro. A ação visa à diminuição dos congestionamentos durante o período de férias, entre dezembro e janeiro, nas principais rodovias – AL-101 Norte e AL-101 Sul –, que dão acesso às praias alagoanas. Este ano, decidimos manter a campanha até fevereiro de 2012, após o Carnaval, justamente pelo excelente resultado que tivemos com esta operação no ano anterior.
A.A. – Quais os desafios que teremos em 2012 e o que podemos aguardar para os próximos três anos de gestão do Governo Teotonio Vilela Filho?
M.V. – O trabalho do DER avançou muito no governo de Teotonio Vilela Filho. Nestes últimos anos, o compromisso com a sociedade e com o desenvolvimento de Alagoas tornou-se símbolo do órgão, que hoje cumpre rigorosa agenda com inúmeras obras viárias sendo executadas, além das obras do Programa da Reconstrução. Para os próximos anos, esperamos ampliar ainda mais a infraestrutura viária do Estado, levando acessibilidade, desenvolvimento e esperança para centenas de famílias ainda isoladas. Temos projetos para implantação e pavimentação de trechos das rodovias AL-435, AL-105, AL-201 e AL-404. Vamos recuperar nossa malha viária em segmentos de importantes rodovias, como AL-101 Norte e AL-101 Sul, e ainda restaurar e duplicar mais um trecho da AL-220 e outro da AL-110. Apesar de termos números satisfatórios em relação ao salto na quantidade de obras executadas pelo órgão e nos resultados obtidos a partir delas, queremos trazer ainda mais desenvolvimento para todo o Estado. Esse é o nosso maior desafio no DER e esperamos que os próximos anos sejam de muitas obras para nosso Estado.