Para comemorar o Dia do Forró – instituído para o dia 13 de dezembro –, as rádios do Instituto Zumbi dos Palmares (IZP) prepararam uma programação especial. A celebração ao gênero musical nordestino por excelência começa já neste final de semana, com os programas Aplauso e Balançando o Ganzá, ambos pela Rádio Educativa FM.

Durante a semana, os programas Letinho do Forró, pela Rádio Difusora, e Nordestinidade, pela Educativa FM, vão lembrar de grandes nomes como os alagoanos Zinho, Clemilda, Jacinto Silva, Tororó do Rojão, Luiz Wanderley e Gerson Filho, além da nova safra de forrozeiros e, claro, do inesquecível Luiz Gonzaga, o eterno rei do Baião.

Gonzagão foi um dos maiores nomes da música popular brasileira, sendo o principal responsável pela divulgação da música nordestina para o resto do País. Suas canções também correram o mundo: Asa Branca, por exemplo, é quase um hino interpretado e reverenciado nacionalmente, tendo sido interpretado também em países como Israel, Itália, Estados Unidos e Japão.

O Dia Nacional do Forró, instituído pela Lei nº 11.176, de 2005, marca o dia do nascimento do artista, que optou por assumir sua nordestinidade representada pela sanfona, chapéu de couro e gibão, e por cantar as dores e os amores de um povo que até então tinha pouca força e voz.

No Balançando o Ganzá deste sábado (10), o público vai relembrar um pouco da história de ícones desse ritmo. O programa vai ao ar das 14h às 15h, na Educativa FM (107,7 Mhz), apresentando também uma seleção musical com outros nomes importantes do gênero.

Já no domingo (11), às 10h, será a vez do Aplauso prestar sua homenagem, com seleção musical homenageando a realeza do Forró: Jackson do Pandeiro, o Rei do Ritmo; Marinês, a Rainha do Xaxado; Jacinto Silva, o Rei do Coco; Carmélia Alves, a Rainha do Baião; e claro, o Rei do Baião, Luiz Gonzaga. O programa vai ao ar até o meio-dia, pela Educativa FM.