Governo reafirma compromisso com Uneal

05/12/2011 11:33 - Educação
Por Redação

O governador Teotonio Vilela Filho recebeu, nessa sexta-feira (02), na Sala de Despachos do Palácio República dos Palmares, em Maceió, uma comitiva da Universidade Estadual de Alagoas formada por estudantes, representantes dos servidores técnico-administrativos e docentes e o reitor Jairo José Campos da Costa. Os secretários de Estado da Ciência e Tecnologia, Eduardo Setton, e da Articulação Política, Rogério Teófilo, mediaram o encontro.

Na ocasião, o governador falou sobre os encaminhamentos de cada um dos onze pontos de reivindicações da Universidade, reunidos pela equipe do Governo, com destaque para as solicitações levadas ao gestor pelos discentes da universidade durante um protesto em Arapiraca. “Quero que vocês me tenham como um parceiro”, falou Vilela aos discentes.

Entre os pontos, estavam: cessão do Liceu Alagoano para funcionamento do curso de Administração Pública; convênio dos professores com a Secretaria de Estado da Educação; progressões salariais e dedicação exclusiva para servidores; aumento de carga horária para docentes; reforma da Escola Estadual Costa Rêgo onde funciona o Campus I em Arapiraca; concurso público para professores efetivos; construção do Polo Agroalimentar em Batalha-Arapiraca; construção do Campus I e realinhamento salarial dos técnico-administrativos.

Teotonio Vilela confirmou que a cessão do espaço do Liceu Alagoano para a Uneal está autorizada e o processo encontra-se em fase de conclusão na Secretaria de Estado da Gestão Pública. Quanto aos pedidos relacionados a salários, poderão ser inseridos no Plano de Cargos e Carreiras que o Governo está construindo para todos os servidores do Estado. Já a carga horária dos docentes está sendo avaliada pela Secretaria de Estado da Educação.

A reforma da Escola Estadual Costa Rêgo, segundo o governador, está incluída na lista da SEE e deve começar em janeiro, incluindo a parte física da instituição, solicitação feita pelo reitor Jairo José Campos da Costa. A construção do Campus I, no entanto, deve ser planejada somente em 2013, pois requer mais recursos.

Teotônio Vilela anunciou, ainda, durante a reunião, que está autorizada a realização do concurso público para professores efetivos da Universidade. Já o secretário Eduardo Setton informou que a construção do Polo Agroalimentar deve ter início em janeiro de 2012.

Os estudantes aproveitaram e pediram ainda a ampliação do Campus III, em Palmeira dos Índios. O governador acenou positivamente e solicitou que a Uneal envie o orçamento para que as obras possam ser financiadas com recursos do Estado.

O reitor Jairo José Campos da Costa falou ainda da construção do Campus V, em União dos Palmares, onde já há o terreno, mas as obras ainda não foram iniciadas. Teotônio Vilela disse que os projetos , quando prontos, devem ser enviados a ele para que ele possa avaliar, em fevereiro de 2012, a possibilidade de construir o Campus V com recursos provenientes da negociação com o BIRD.

Jairo Campos solicitou ainda a nomeação de mais técnico-administrativos para a Universidade, com a finalidade de completar o quadro de 192 funcionários, conforme previsão do edital do concurso em 2008. “Hoje, só temos cerca de 150 servidores, precisamos de mais técnicos”, enfatizou.

Comentários

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Carregando..