O INSS registra a maior liberação de recursos, no pagamento da folha de novembro, em Alagoas. São R$ 403 milhões, distribuídos para 453 mil aposentados, pensionistas e demais beneficiários da Previdência Social. Desse total, R$ 111 milhões são referentes a segunda parcela do 13º salário, liberada junto com o pagamento de novembro.

O INSS iniciou a liberação do pagamento da folha de novembro na semana passada, no dia 24. Assim já receberam os segurados com benefícios deaté um salário mínimo, com finais de 1 a 5. A partir desta quinta-feira, 1°, serão liberados os valores de quem recebe mais de um salário mínimo e possuem benefícios de finais 1 e 6. O pagamento prossegue até o
dia 7 de dezembro, da seguinte forma: dia 2, estão disponíveis os benefícios de finais 2 e 7; dia 5, finais 3 e 8; dia 6, finais 4 e 9 e dia 7, finais 5 e 0.

Para a maioria dos beneficiários, a parcela do 13º equivale a 50% dovalor do benefício. A exceção é para quem passou a receber o mesmo depois de janeiro, neste caso, o valor é proporcional a quantidade de meses.

Não têm direito ao 13º salário os que recebem amparo previdenciário do trabalhador rural, renda mensal vitalícia, amparo assistencial ao idoso e ao deficiente, auxílio-suplementar por acidente de trabalho, pensão mensal vitalícia e abono de permanência em serviço.

Nesta segunda parcela da gratificação natalina, há o desconto do Imposto de Renda (IR) sobre o 13º para aqueles que não são isentos. Na primeira parcela não ocorreu nenhum desconto, porque de acordo com a legislação, o imposto é cobrado apenas no pagamento da segunda parcela.