O Governo de Alagoas recebe, na próxima segunda-feira (5), nova visita do Ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra, que vem ao Estado para assinar termos de compromisso, garantindo a execução do terceiro trecho do Canal do Sertão e obras de saneamento em cinco municípios ao longo do Rio São Francisco. A reunião com o governador Teotonio Vilela Filho e o secretário da Infraestrutura, Marco Fireman, está marcada para 9h30, no Palácio República dos Palmares.

O ministro confirmou sua presença ao governador, em audiência nesta quarta feira (30), em Brasília. “O ministro foi, como sempre, muito atencioso com os interesses de Alagoas e disse que faz questão de ir pessoalmente a Maceió para assinar os novos convênios”, disse o governador. “A conversa com o ministro Fernando Bezerra foi para acertar detalhes sobre a construção da terceira etapa do Canal do Sertão e do esgotamento sanitário dos municípios da Bacia do São Francisco”, informou Teotonio Vilela.

Em agosto deste ano, Fernando Bezerra já havia garantido os recursos necessários para a execução do terceiro trecho do Canal do Sertão - do km 64,7 ao km 93. Hoje, cerca de 900 homens trabalham nos serviços do segundo trecho, que já avançam pelo km 58.

Para o secretário da Infraestrutura, os esforços do governo estadual e o compromisso firmado pelo Ministério da Integração Nacional garantem a continuidade das obras sem interrupções. "Esse trabalho conjunto visa o objetivo maior, que é levar água à população sertaneja. Graças a essa visão, os trabalhos no Canal do Sertão vão seguir sem interrupções, preservando inclusive o emprego de centenas de trabalhadores", diz o secretário Marco Fireman, destacando ainda a relevância das obras de saneamento no Sertão.

Mais cinco municípios alagoanos serão atendidos com a implantação de redes de esgotamento sanitário. São eles Delmiro Gouveia, Traipu, Belo Monte, São Brás e Piacabucu. Mais de R$ 60 milhões serão investidos pelo governo federal por meio do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) 2.

"Essas cinco grandes obras vêm somar aos trabalhos realizados na área de saneamento em Alagoas nos últimos anos. Além disso, são novas obras dentro do programa de revitalizacao do São Francisco, fundamentais para outros setores, como o turismo, a saúde e o meio ambiente", ressalta a superintendente de Política de Saneamento da Seinfra, Ana Catarina Lopes.