Amarelinhos intensificam treinamento para as Olimpíadas Escolares

26/11/2011 00:19 - Educação
Por Redação
Image

Faltando menos de dez dias para as Olimpíadas Escolares Juvenis, que acontecem entre os dias 02 a 11 de dezembro, em Curitiba-PR, e os adolescentes Dejoane Ellem, Wesley Diego, ambos de 16 anos, Kêmilly Francielly,15, e Jeverton Monteiro,16, estão intensificando o treinamento para a competição. Os jovens que recebem o apoio da ONG O Consolador, através de ações de educação em tempo integral, com patrocínio da Petrobrás, são apostas alagoanas nas provas de ciclismo e atletismo.

Nos horários alternados ao da escola, todos os dias de segunda à sexta-feira, os adolescentes realizam duas horas de treinamento. Eles correm, pedalam e fazem musculação. A preparação intensa acontece junto ao acompanhamento nutricional e com avaliações médicas periódicas. “Esses meninos foram destaques nos jogos escolares. Como não tinham estrutura dentro de suas escolas, O Consolador resolveu apoiá-los, através dos projetos de educação e esporte, dando todo o suporte necessário”, explicou professor Higino Vieira, coordenador executivo da ONG.

Na competição que acontece em dezembro, Dejoane, Kêmilly e Jeverton participarão das provas de ciclismo, que são divididas em contra-relógio; estrada e revezamento. Já, Wesley representará Alagoas, nos 3 mil metros na corrida do atletismo. Os adolescentes vivem um sonho em comum, além de conquistar o pódio nas olimpíadas escolares. “Queremos estar nos jogos olímpicos do Brasil em 2016 e sabemos que essa já é uma preparação para isso”, afirmou Wesley, dando a opinião dele e dos outros amigos de treino.

Para as olimpíadas os adolescentes tem se esforçado bastante e aprendem desde cedo, que para alcançar seus objetivos é preciso muita força de vontade. “Para conseguir vencer é preciso treinar. Essa é a segunda vez que vou as olimpíadas escolares. No ano passado fiquei na quarta colocação, mais esse ano, quero ficar em primeiro. E para isso treino muito, controlo minha alimentação e sei que preciso me esforçar. Todo treinamento é pouco, para alcançar meu sonho”, disse Dejoane.

Caso cheguem entre os três primeiros colocados nas provas que vão competir, além de receberam as medalhas, os jovens conseguirão ser inseridos no programa bolsa atleta juvenil, onde receberão recursos para continuar no esporte. “Essa bolsa vai ajudar para que esses meninos não desistam do esporte. Infelizmente, em Alagoas existem poucos investimentos e atividades que priorizem o esporte. Eles têm potencial e acredito que existiam outros como eles, mais é preciso mais ações”, completou o professor Higino.


CHANCES – Os quatro adolescentes que vão viajar para Curitiba têm um grande potencial para os esportes. Eles tiveram ótimos resultados nos Jogos Escolares de Alagoas e sempre, que participam de atividades como corridas de ruas e competições de ciclismo, conseguem chegar ao pódio.

Nos jogos escolares, Kêmilly foi primeira colocada na competição de estrada; já Dejoane conseguiu o ouro, na prova do contra-relógio; Jeverton conseguiu o primeiro lugar no contra-relógio. E no atletismo, Wesley foi o primeiro na prova dos 3 mil metros.

Comentários

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Carregando..