A Fundação Municipal de Ação Cultural (FMAC) reinaugura, nesta terça-feira (22), às 8h30, a Biblioteca Municipal Graciliano Ramos, que estará à disposição do público na sede do órgão, na Avenida da Paz. O local ganhou uma estrutura nova, com salas específicas para leitura, contos infantis, telecentro e espaço exclusivo para os escritores alagoanos lançarem suas obras literárias.
Também haverá uma sala específica para projeção de filmes brasileiros que foram doados pela Agência Nacional de Cinema (Ancine). A novidade, contudo, fica por conta de uma área onde há uma pintura de grafite com personalização do folguedo alagoano.
“A partir desta inauguração, os escritores vão dispor de um espaço moderno e democrático para fazer seus lançamentos literários. Os alunos da rede municipal de ensino, assim como o público em geral, poderão conhecer a história de Graciliano Ramos, ler, declamar poemas, enfim, usufruir de ações educativas e culturais”, declarou a presidente da FMAC, Paula Sarmento.
Ela ressaltou também que haverá uma bibliotecária na coordenação de ações culturais e educativas. Por isso, além de visitações públicas no horário de funcionamento, será possível fazer agendamentos para visitas e eventos específicos.
A Biblioteca Municipal Graciliano Ramos possui 50 mil títulos, variados, e 5 mil títulos cadastrados. Parte do acervo foi doado pela Biblioteca Nacional, Ministério da Cultura e escritores alagoanos.