A Secretaria de Estado da Mulher, da Cidadania e dos Direitos Humanos, por meio da Superintendência de Políticas para Criança e Adolescente e do Conselho Estadual dos Direitos das Crianças e do Adolescente, realizou, na última sexta-feira (18), um evento para comemorar o Dia Nacional dos Conselheiros Tutelares. A programação aconteceu no clube Fênix Alagoana, em Jaraguá.
O presidente do Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente, Claudio Soriano, falou sobre a importância da data. “Nós vemos um grande avanço, não esquecendo os desafios que ainda estão por vir. Os conselheiros tutelares têm um papel muito importante, aliado aos conselheiros de direito. O conselho tutelar é o grande guardião da criança e do adolescente’’, disse ele.
“A criança é um sujeito de direitos, tem direito à proteção especial, à prioridade das políticas publicas, a ser primeiro pensada em termos da sua totalidade de atenção”, completou Soriano.
O evento serviu também para dar continuidade ao projeto ‘Fortalecendo o Conselho’, executado pela ONG Renascer. “Esta data serve para comemorar o conselheiro tutelar e é mais uma etapa do projeto, fortalecendo o Conselho de Execução da Associação Renascer, que é um projeto financiado com recursos do Fundo Estadual’’, explicou o vice-coordenador do Fórum Estadual dos Conselhos Tutelares, Weliton Vasconcelos.
Soriano acrescentou que, apesar das dificuldades, os conselhos tutelares vêm avançando em alguns aspectos, já estando presentes em todos os municípios. Ele também ressalta que o projeto capacita, anualmente, os que trabalham diretamente na área para desenvolver bem seus trabalhos.
O município que mais registra atendimento por meio do Sistema de Informação para Infância e Adolescência (Sipia) é Penedo. A cidade registrou, nas últimas semanas, mais de 100 atendimentos.