O presidente do Tribunal de Justiça de Alagoas (TJ/AL), desembargador Sebastião Costa Filho, discute temas de interesse da magistratura alagoana, nesta sexta-feira, do Encontro Nacional do Judiciário, promovido pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), em Porto Alegre, no Rio Grande do Sul (RS). O desembargador José Carlos Malta Marques também discute as metas do Judiciário brasileiro para 2012.

O encontro foi aberto ontem pelo presidente do CNJ e do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Cezar Peluso , ocasião em que o ministro afirmou que “o essencial é o que é perceptível pela sociedade”. Ele lembrou ainda o escritor francês Antoine de Saint-Exupéry ao destacar que esse deve ser o foco do trabalho dos juízes e servidores do Judiciário no Brasil. “Essa é a grande meta na qual a magistratura deve se guiar”.

Representantes dos 90 tribunais do país estão reunidos para definir as metas do Judiciário brasileiro para 2012 e avaliar parcialmente o cumprimento das metas fixadas para 2011. Anualmente, os tribunais definem metas para aperfeiçoar o trabalho do Poder Judiciário brasileiro. O V Encontro Nacional do Judiciário está sendo realizado no Hotel Plaza São Rafael, no centro da capital gaúcha.

O evento, promovido pelo CNJ, tem a participação dos presidentes, vice-presidentes e corregedores, além dos conselheiros do CNJ. Na abertura, além do ministro Peluso, discursaram o presidente do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul (TJRS), desembargador Leo Lima, o governador do estado, Tarso Genro, o presidente da Assembléia Legislativa do Rio Grande do Sul, Adão Vilaverde (PT-RS).

O encontro termina hoje à tarde.