Samu garante que enviou equipe para atender vítima de afogamento

18/11/2011 07:24 - Interior
Por Redação
Image

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192) da Regional de Arapiraca garante que, cerca de 6 (seis) minutos após tem sido chamado, enviou uma unidade para socorrer o menor de 11 anos, J.E.S, que caiu na cisterna.Segundo a gerência do Samu, para o atendimento da vítima foi encaminhada uma equipe do Samu, especificamente, uma Unidade de Suporte Avançado (USA – UTI móvel), composta por um médico, um enfermeiro, um condutor socorrista e um técnico de enfermagem, que esteve no local.

“Em nenhum momento, a equipe do Samu deixou de fazer o atendimento como expressa a matéria intitulada: “Garoto de 11 anos cai em cisterna e morre na UE do Agreste após SAMU não prestar socorro”. A verdadeira versão do fato é que estivemos, sim, no local, fizemos uma busca e não encontramos o garoto”, explicou o médico da equipe de Samu, que esteve no local do acidente, Geraldo Tenório.

O médico do Samu informou também que a equipe ligou para o Corpo de Bombeiros e confirmou que não tinha feito nenhum resgate de afogamento. “Mas, vale lembrar que chegamos seis minutos após o primeiro telefonema, ligaram 9h30min e estivemos no local 9h36min”, afirmou o médico.

“Confio plenamente na equipe que esteve no local do acidente para fazer o atendimento, e diante das informações incorretas que foram publicadas iremos tomar todas as medidas possíveis para esclarecer os fatos e, se for necessário, iremos entrar com processos judiciais para responsabilizar as pessoas que estão mentindo sobre o fato, esclareceu o gerente geral do Samu , Cristiano Marinho Vital.

Em outubro deste ano, o Samu de Arapiraca atendeu 21.936 ligações telefônicas e destas, 66,60% foram trotes e mais 24,51% de ligações indevidas, ou seja, pessoas que telefonam querendo saber o telefone de hospitais, por exemplo. Juntando os dois percentuais o índice passa para 91,11%, ou seja, é um número muito alto de ligações que atrapalham todo o trabalho das equipes dos profissionais. “A população também precisa cooperar. Estamos à disposição da população para realizarmos o nosso trabalho com a colaboração da população”, comentou o gerente geral.

O Caso

A Policia Civil vai abrir inquérito policial para apurar responsabilidades pela morte do estudante Ruan Egton da Silva de 11 anos, que residia com os pais na Rua Antonio Cavalcante Gama no bairro Manoel Teles em Arapiraca.

De acordo com informações no local a criança estava junto com outras soltando pipa no local as 9 h da manhã desta quinta-feira, 17, No existe uma cisterna abandonada pela Prefeitura de Arapiraca e que não recebe manutenção há vários anos.

Um primo do menor, identificado como André Everton de Oliveira, de 20 anos, explicou que Ruan brincava de soltar pipa com outras crianças sobre a lage da caixa-dágua quando caiu em um buraco que estava descoberto.

Uma testemunha revelou que após os primeiros socorros os familiares da criança chamaram o Serviço de Atendimento Móvel de urgência (SAMU) que teria se negado a prestar socorro de urgência no local.

O servidor público Deyvid Dênis Alves de Lima e coordenadora da escola Crispiniano Ferreira de Brito, professora Cláudia, fizeram o socorro, levando o menor até a Unidade de Emergência Doutor Daniel Houly de Almeida, mas a criança já chegou em óbito.

O secretário de Obras do Município de Arapiraca, engenheiro civil, Moisés Montenegro, enviou um funcionário para averiguar o problema e prometeu providências. Outra denuncia de familiares da criança é de que funcionários do posto de saúde do município também terian se negado a prestar socorro ao estudante.

A morte de Ruan Egton da Silva causou grande comoção. Seu sepultamento está marcado para as 16 horas desta sexta-feira, no Cemitério Pio XII, segundo informou sua mãe, Maria Eliane da Silva. Moradores do Manoel Teles prometem realizar um protesto durante o sepultamento.

Comentários

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Carregando..