Entidades do movimento afro de Maceió reuniram-se no Encontro da Integração Social Afro Brasileira – Festa de Ijexá, nesta sexta-feira (18), na Praça Floriano Peixoto, para celebrar as manifestações afrodescendentes em Alagoas.

 

Participaram da festa, o Fórum de Entidades Negras, Instituto Bem Querer (Ibesag), Centro Cultural Gifa Lomi, os grupos de capoeira, Muzenza, Arte Alagoas, Axé Brasil, Associação Cultural Yá Capoeira, Legião Brasileira de Capoeira, além das bandas afro de percussão Gifa Lomi e Afro Oxum Karê e apresentação de Maculelê. A programação tem o apoio da Secretaria de Estado da Cultura (Secult).

 

Idealizadora do evento e coordenadora do Instituto Bem Querer, Jandha Carvalho chama a atenção para que as comemorações também ocorram em Maceió, onde muitos grupos precisam de espaço. “Essa atividade busca resgatar a festa da celebração também na capital para promover uma maior interação e mobilização entre as entidades e a população”, destacou.

 

As estudantes secundaristas Andressa Estevo e Mikaelly Cleide assistiram as apresentações e acharam importante a realização da atividade. "Acho legal. Esse tipo de programação serve para diminuir o preconceito que existe em relação a raça e a religião afro" disse, Andressa.

 

"Nós também aproveitamos para conhecer o Museu. Vimos a exposição sobre o pintor Zumba que e ainda não conhecia e gostei muito."