I Feira Itinerante da Agricultura Familiar em Viçosa movimenta Cidade de Deus

18/11/2011 23:20 - Interior
Por Redação

Agricultores e piscicultores de Viçosa participaram quinta-feira (17), da I Feira Itinerante de Produtos da Agricultura Familiar, no conjunto Cidade de Deus – Mutirão Área 7. Em uma iniciativa da Prefeitura de Viçosa, através da Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente, em parceria com as demais secretarias, a feira teve por objetivo expor os produtos do município e incentivar o comércio de alimentos saudáveis e sem agrotóxicos, garantindo a geração de renda para os pequenos agricultores.

Segundo o secretário de Agricultura, Marcos Domingos, participaram da feira produtores do Assentamento Dourada, povoados Sabalangá e Tangil e dos sítios Pedra de Fogo e Pedra Redonda. “Foram comercializadas mercadorias de vinte produtores, entre agricultores e piscicultores, de cinco localidades. Esse projeto é para mostrar os alimentos da agricultura familiar, para que a população tome conhecimento dos produtos orgânicos e sem agrotóxicos de nossa terra, que são vendidos fresquinhos, direto da roça e com o preço baixo. Vamos fazer essa feira todos os meses, a próxima já está marcada para a terceira semana de dezembro, na Rua do Cravo”, explicou o secretário.

A ideia da feria surgiu após o grande sucesso da Feira da Ponte, com a segunda edição realizada em agosto deste ano. Muitos dos comerciantes da feira itinerante já participaram das feiras da ponte, a exemplo do senhor Severino Ferro, piscicultor do assentamento Dourada, e da senhora Cícera Santos Aprígio, agricultora do povoado Sabalangá, que falou com entusiasmo sobre o evento. “Vendi frutas e verduras; já participei das duas feiras na ponte e as vendas sempre são muito boas, mas, hoje, o lucro foi maior que o da anterior”, afirmou a agricultora.

O presidente da Associação do Assentamento Dourada, José Benedito Leite, comentou que a venda na feira é boa tanto para quem produz quanto para quem compra. “Na associação temos 222 produtores, entre piscicultores e agricultores. O que foi vendido aqui é tudo produto nosso, sem agrotóxico. A gente vende direto na feira e não para atravessadores, que nos compram para revender a outros comerciantes. Então, o lucro é maior para quem vende e o produto mais barato para quem compra”. Alguns dos comerciantes que venderam na feira também comercializam para a prefeitura, por meio dos Programas da Merenda Escolar e de Aquisição de Alimentos (PAA).

A feira itinerante contou ainda com a animação do grupo Os Parceiros do Forró, com José Gomes na sanfona.

Comentários

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Carregando..