A Diretoria Adjunta de Tecnologia da Informação (Diati) do Tribunal de Justiça de Alagoas (TJ/AL) realizou, quinta-feira (17), na Escola Superior da Magistratura (Esmal), treinamento sobre peticionamento eletrônico para 200 advogados que atuam nas seis varas de Família e na 14ª da Fazenda Municipal. Na próxima segunda (21), o sistema de virtualização será implantando nessas unidades judiciárias, que passarão a receber apenas processos por meio eletrônico.

Durante a capacitação, os profissionais tiveram contato com o novo sistema de custas via web, lançado na última quarta-feira (16). Essa nova ferramenta permitirá que o advogado realize todos os precedimentos relativos às custas de qualquer lugar, inclusive de sua própria residência, não necessitando mais se deslocar, por exemplo, até à contadoria do fórum.

Os seguintes procedimentos relativos a custas já estão à disposição dos advogados: Custas de Preparo , Atos Avulsos, Custas Agravo de Instrumento, Solicitação do calculo de custas processuais, Custas Juizado Especial - Recurso Inominado, Custas Intermediárias, Custas Iniciais, Custas Ação Rescisória e Consulta de Custas.

Na ocasião, o presidente da comissão de virtualização do TJ/AL, juiz Alexandre Lenine, explicou aos profissionais o projeto de implantação da virtualização no Estado, as etapas e a importância da nova ferramenta. Os advogados assistiram também a um peticionamento eletrônico em tempo real e a um vídeo produzido pela Diretoria de Comunicação (Dicom – TJ/AL) sobre as etapas dessa nova ferramenta.

Ao final das palestras proferidas também pela técnica em informática Luciana Luna, um painel de perguntas foi aberto e os profissionais puderam tirar dúvidas a respeito dos procedimentos diretamente com a comissão de virtualização.