A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) está implantando, por meio da coordenação de Farmácia e Bioquímica, o processo de informatização da dispensa de medicamentos aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) no município de Maceió, com a utilização do Sistema Hórus, do Ministério da Saúde, promovendo um grande avanço no controle das ações nesta área.
Inicialmente, o processo vem sendo colocado em prática no PAM Salgadinho, que desde julho está cadastrando os usuários que usam o medicamento Oxcarbamazepina, anticonvulsionante utilizado no tratamento de crises epiléticas. A partir de dezembro, porém, para retirar qualquer medicamento da Relação Municipal de Medicamentos Essenciais (Remune) na farmácia daquela unidade, o usuário terá que estar cadastrado no sistema.
“O cadastramento pode ser feito no próprio PAM Salgadinho, e o usuário precisará levar o Cartão SUS, a Carteira de Identidade, o CPF e um comprovante de residência”, explica o coordenador de Farmácia e Bioquímica da SMS, Eli Carlos Machado. Segundo ele, em breve a informatização da dispensa de medicamentos também chegará às demais farmácias da rede pública, nas unidades de saúde.
Para garantir a eficiência da operacionalização do Sistema Nacional de Gestão da Assistência Farmacêutica (Sistema Hórus), a Coordenação do Programa realizou – no laboratório de informática da Faculdade Integrada Tiradentes (FITs), em Cruz das Almas – um treinamento para todos os farmacêuticos das unidades de saúde do município, ministrado por consultores do Ministério da Saúde (MS).
O Hórus foi criado em 2009 pelo MS – em cooperação técnica com a Secretaria Municipal de Saúde do Recife e o Datasus - para qualificar a gestão da Assistência Farmacêutica no SUS e ampliar o acesso da população a medicamentos essenciais, contribuindo, por meio da informatização de todos os dados, com a integração das informações entre almoxarifados/CAF e farmácias/unidades de saúde para auxiliar no planejamento, monitoramento e avaliação das ações na área.