O promotor Sidrack Nascimento ouviu, na semana passada, Luiz Otávio Gomes, secretário estadual de Planejamento e Desenvolvimento Econômico, sobre as denúncias de irregularidades em pagamentos do Governo de Alagoas ao Banco Panamericano. O secretário estadual da Fazenda, Maurício Toledo, também foi ouvido por Nascimento.
De acordo com o promotor, os depoimentos são a fase inicial das investigações juntamente com a análise de documentos requeridos pelo Ministério Público. “Nós ouvimos os dois secretários e agora vou me debruçar no material e decidir qual será o próximo passo”, colocou Nascimento sem adiantar o que foi declarado pelos secretários.
Os documentos que estão em poder do Ministério Público são relativos a movimentações financeiras e ordens de pagamento do Governo para instituições bancárias. Segundo o promotor, após a análise do material ele irá decidir se será necessária a convocação de mais pessoas para prestar depoimento.
“De início, ouvimos os secretários que, inicialmente, eram que precisávamos ouvir, mas não posso garantir que vai haver a necessidade de mais gente ser ouvida. São muitos documentos, várias pastas, e só ao término dessa etapa, vou decidir”, frisou Nascimento.
Panamericano
Segundo o jornal Estado de São Paulo, e-mails revelariam que o Secretário de Estado de Planejamento e Desenvolvimento Econômico, Luiz Otávio, estaria cobrando uma “taxa de retorno” de 25% sobre cada parcela de uma dívida com dez instituições bancárias.
Os e-mails que a PF encartou ao inquérito do PanAmericano relatam que, no período de fevereiro a dezembro de 2006, Alagoas deixou de pagar todas as operações de crédito consignado, embora tenha descontado os valores da folha dos servidores. Na ocasião, o chefe do executivo era Luís Abílio, que assumira o cargo em substituição ao governador Ronaldo Lessa (PDT).
Os e-mails citam frequentemente Luiz Otávio como personagem central da negociação. A coleção de mensagens eletrônicas destaca que a "taxa de retorno" pode ter sido destinada à campanha eleitoral tucana no Estado.