O Instituto do Meio Ambiente (IMA) e a Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh) realizam nesta quinta-feira (17), na Barra de São Miguel, o II Encontro de Conselhos Gestores de Unidades de Conservação. O evento reúne representantes do poder público, do setor privado e da sociedade civil para troca de informações e construção do planejamento para 2012.
Alagoas possui atualmente sete Unidades de Conservação (UCs) estaduais, sendo cinco Áreas de Proteção Ambiental (APAs) e duas Reservas Ecológicas (Resecs). Todas elas possuem Conselhos Gestores que, por determinação legal, são presididos pelos Chefes de APAs ligados à Diretoria de Unidades de Conservação (Diruc) do IMA.
Os Conselhos Gestores são compostos também por representantes da Semarh e Secretarias de Meio Ambiente dos municípios envolvidos, instituições educativas, como a Universidade Federal de Alagoas (Ufal), Organizações Não Governamentais (ONGs), proprietários de terrenos e de Reservas Particulares de Proteção Natural (RPPNs), dentro das áreas das UCs.
O número médio de participantes de cada Conselho Gestor pode variar conforme a abrangência da Unidade. Atualmente a APA de Murici possui o maior conselho, com 35 membros, enquanto a APA do Catolé possui o menor, formado por 9 pessoas. Todos possuem o papel de cobrar a ação, mas também de propor inovações para a gestão.
O II Encontro tem o objetivo de aproximar os Conselhos para troca de informações e experiências, identificar problemas e apontar soluções, iniciar o planejamento do próximo ano e conhecer informações sobre a caracterização das UCs alagoanas, através da palestra da professora Dra. Rochana Campos (Ufal). O evento tem início às 8h, no Village Barra Hotel, na Barra de São Miguel.
Além das sete UCs, existem em Alagoas vinte Reservas Particulares do Patrimônio Natural (RPPNs) de propriedade privada, e um estudo para definição de uma área de Refúgio da Vida Silvestre.

Maceió