A Câmara Municipal de Maceió, através do vereador Marcelo Malta (PCdoB), representará o ministro dos esportes, o alagoano Aldo Rebelo, na abertura do XIV Congresso Nacional da Mandioca, que ocorrerá na noite desta quarta-feira (16), no Centro de Convenções de Maceió.

O ministro, representado pelo vereador, será homenageado por desenvolver um projeto, de sua autoria, que versa sobre a obrigatoriedade em adicionar 10% de fécula de mandioca à farinha de trigo. À época, o projeto de lei nº 4679/2001, do então deputado federal, foi vetado, mas voltou a estimular novos testes com produtos de panificação e trouxe à tona uma ampla discussão sobre o consumo da mandioca.

De acordo com Marcelo Malta, Aldo Rebelo não poderá comparecer ao evento devido a um compromisso urgente. “Justamente no dia de hoje Rebelo irá receber um grupo de pessoas dos Estados Unidos para debater questões sobre a Copa, mas é com muita satisfação e orgulho que irei representá-lo. Este trabalho direcionado ao consumo de mandioca e desenvolvido por Rebelo, quando ele ainda era deputado, é apenas uma das faces de preocupação do atual ministro com as questões nacionais” – afirmou Malta.

 

O congresso

 

O XIV Congresso Brasileiro da Mandioca se inicia nesta quarta-feira (16) e se estenderá até o dia 19 de novembro. Simultaneamente ao evento, ocorrerá também a 1ª Feira Brasileira da Mandioca, o que possibilitará ao público inscrito um grande intercâmbio de informações unindo o conhecimento científico à prática.

Na programação do congresso, o público poderá contar com oficinas sobre como preparar produtos à base da mandioca, disposições de estandes destinados a instituições de ensino, pesquisa e finanças, além de exposições de equipamentos utilizados nas atividades ligadas à mandiocultura e construção de uma mini destilaria de álcool e cachaça à base de mandioca.