Com 250 policiais a pé, algumas viaturas, Cavalaria, policiais, ciclistas além do Bope, e da Radiopatrulha (RP), a 11ª Para Gay, em Maceió, foi do início ao fim uma festa sem registros de violência.
O evento abriu alas para a alegria passar, com muito colorido e irreverência. Dos casais apaixonados, assumidos aos simpatizantes. Todos dançaram e festejaram ao som de trios elétricos, em mais um dia escolhido para mostrar que a luta pelos direitos dos homossexuais é incansável.
O objetivo era pedir paz para um público ainda vítima de preconceitos e pouco assistido pelas autoridades, conforme afirma o Grupo Gay de Alagoas (GGAL). Os dreag queens ficaram responsáveis pelo exibicionismo que chamou a atenção das pessoas que acompanharam todo o trajeto na orla de Maceió.
O Cadaminuto se deparou com o jovem casal formado por Jadilson, de 27 anos, e Jedson, de 19. Eles estão juntos há três meses, mas já pensam em morar sob o mesmo teto.
Jedson é enfermeiro, mas não conseguiu espaço no mercado de trabalho e a única oportunidade até agora obtida foi a de ser ambulante. Ele acredita que seja vítima do preconceito. Mas, segundo os jovens, existe o tempo para pensar na discriminação, mas não deixá-la atrapalhar os planos.
"No final do mês apostamos nisso, estaremos morando juntos em nosso cantinho. Não há nada o que temer. A sociedade não nos incomoda. Nossos pais aceitaram e nos apoiam, isso é o que importa, a família", afirma Jadilson. Ele tem mais dois irmãos e o mais novo também é homossexual.
Para Jedson, as pessoas não estão preparadas para ver os homossexuais assumindo a opção.
"No começo do relacionamento foi um pouco difícil. Mas, não podemos nos esconder atrás de cortinas. Temos de lutar por nossos direitos, contra o preconceito e a homofobia", ressalta.
Conforme o Termo de Ajuste de Conduta (TAC) firmado entre a polícia e o GGAL, o evento terminou, pontualmente, às 17h. Segundo o major Ramon, que comandou todo o trabalho policial, nenhuma ocorrência foi registrada.
Enfim, o arco-íris passou pela orla da Pajuçara com muito barulho e porta-bandeiras.