O Governo de Alagoas inaugura no dia 17 de novembro, às 9h30, no complexo penitenciário de Maceió, o Módulo de Segurança Máxima. Concluído em apenas três meses, o módulo integra a estratégia da Secretaria de Estado da Defesa Social (Seds) e da Superintendência Geral de Administração Penitenciária (Sgap) para lidar com presos perigosos e indisciplinados e para preservar a vida de reeducandos ameaçados.

Totalmente construído com recursos próprios, a obra recebeu investimentos no valor de R$ 2,5 milhões, oriundos do Fundo Especial de Segurança Pública (Funesp). A unidade foi erguida junto ao presídio Cyridião Durval e Silva.

Segurança e praticidade

Pré-fabricado no Rio Grande do Sul, o Módulo de Segurança Máxima levou apenas três meses para ficar pronto. Na instalação, foi utilizado concreto especial de alto desempenho e os controles de água, energia e abertura das portas são individuais. As celas possuem isolamento térmico que garante redução de 15% da temperatura em seu interior.

Outra vantagem do modelo é a economia operacional. O módulo vai empregar um terço do pessoal necessário para operar um módulo convencional. Os agentes penitenciários farão a vigilância em plataformas aéreas, acionando água, energia e abertura das portas através de controles individuais – sem contato direto com os presos.

A inauguração do Módulo de Segurança Máxima faz parte das ações de reestruturação do Sistema Penitenciário, que, no dia 4 de agosto, inaugurou o Núcleo Ressocializador da Capital, unidade destinada a reeducandos com bom comportamento interessados em participar de cursos profissionalizantes.