Procon/AL ensina como utilizar melhor o 13º salário

10/11/2011 04:30 - Maceió
Por Redação

Com a aproximação das festas de fim de ano, as pessoas já começam a contar com 13º salário para fazer as compras natalinas. Presentes, roupas e artigos de Natal são alguns dos produtos mais comercializados nesta época. Porém, muitas vezes o consumidor se esquece de outros compromissos e acabam superendividados.
Para amenizar esta situação, o Procon/AL adverte a população antes de comprometer o 13º salário. “As pessoas devem lembrar que logo após as festividades existem gastos com matrículas escolares, material escolar, impostos a pagar (IPTU) e dívidas de cartão de crédito. Por isso, é importante saber planejar bem o orçamento e dar prioridade aos gastos essenciais”, explica o superintendente do Procon/AL, Rodrigo Cunha.

De acordo com o Procon/AL, o primeiro passo é sanar as dívidas existentes, tais como cartão de crédito e cheque especial. Em seguida evitar compras divididas em muitas parcelas, pois dependendo da financeira pode ter juros embutidos. Optar pelas compras à vista, geralmente o consumidor tem mais poder de barganha com este tipo de transação. É importante lembrar que na hora de comprar com o cartão de crédito sem parcelamento o preço do produto é o mesmo que o de à vista e não pode ter acréscimo.

O Procon/AL também alerta para que em toda e qualquer compra, o consumidor sempre exija a nota fiscal, pois ela é indispensável para garantir os seus direitos de consumidor. Verifique com cuidado se o produto que você está adquirindo está em perfeito estado. Estas precauções evitarão futuros problemas. Antes de comprar, faça uma pesquisa de preços, utilize os folhetos de promoção das lojas e veja a qualidade do produto, pois nem sempre o mais barato é o melhor. O órgão sempre disponibiliza no site www.procon.al.gov.br pesquisas de preços de diversos produtos.
 

Comentários

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Carregando..