Para melhorar a gestão e planejamento dos softwares e sites desenvolvidos pelo Instituto de Tecnologia em Informática e Informação do Estado de Alagoas (Itec), a empresa CPM Braxis promoveu, durante esta semana, treinamento na metodologia ágil, Scrum, e na unidade de medida que estima o tamanho do software, Ponto de Função.
Segundo o gerente de Sistemas da Informação (GSI) do Itec, Ricardo Ayres, o curso serviu como estímulo para a adoção da metodologia. “Estamos providenciando o material para construir o Kanban. O Scrum é um processo consolidado e utilizado em empresas como a Globo Sat e a TI do Bradesco, e a fábrica de Software da CPM Braxis com certeza trará benefícios à nossa equipe”, finalizou Ricardo Ayres, gerente de Sistemas da Informação.
A gerente de Governo Eletrônico do Itec, Leide Isabel Coelho, comenta que já utiliza a metodologia, mas o curso serviu para o aperfeiçoamento da equipe. “O curso foi excelente, trouxe muitos esclarecimentos. Nós já utilizamos o Kanban, que faz parte da metodologia ágil, mas o curso nos deu um estímulo para busca de aperfeiçoamento”, completou.
O curso de Scrum foi ministrado pelo palestrante Márcio Ferreira de Souza e teve duração de 12h, já o workshop de Ponto de Função teve 4h de duração e foi realizado por Fernando Carlos Oliveira, ambos da área de metodologia e métrica da CPM Braxis em São Paulo.
“O Itec quer se profissionalizar cada vez mais e a CPM Braxis tem interesse em aumentar essa parceria através das capacitações. Promover treinamento de metodologia ágil para o Estado é uma quebra de paradigma. Mostramos que o Estado também pode ser ágil dinamizando a entrega de produtos”, comenta o coordenador de Equipe de Sistemas da CPM Braxis em Alagoas, Milton Cunha.

Maceió