Os profissionais que atuam na chamada porta de entrada do Hospital Geral do Estado (HGE) foram imunizados com a vacina pneumocócica polivalente 23, que ajuda a prevenir infecções como pneumonia e bacteremia (infecção sanguínea grave) causadas por alguns tipos de bactérias pneumocócicas.
Ao todo foram disponibilizadas 360 doses da vacina, que foi destinada aos padioleiros e aos profissionais das áreas Vermelha e Azul, Setor de Informação, Serviço Social e Nutrição. Esse público foi priorizado devido ao reduzido número de doses disponíveis.
Segundo a coordenadora administrativa da Seção de Saúde Ocupacional, enfermeira Rosângela Cavalcante, essa vacina é diferenciada e não está no calendário normal do Ministério da Saúde. “Conseguimos essa vacina em caráter excepcional junto ao Crie [Centro de Referência em Imunobiológicos Especiais] e por isso o quantitativo só pode atingir os profissionais que trabalham no primeiro contato com pacientes ainda sem diagnóstico”, explicou.
Por ser inclusa no rol de vacina especial, a pneumocócica polivalente 23 é priorizada para pacientes com doenças crônicas cardíaca, pulmonar, hepática; não tiverem o baço ou se o mesmo não funcionar de forma adequada; portadores do vírus HIV; linfoma; leucemia e pessoas que estiverem vivendo em ambientes sociais com risco aumentado de infecção pneumocócica.