Banco de dados será desenvolvido pela Seplande para todas as secretarias do Estado

10/11/2011 04:53 - Política
Por Redação

Técnicos da Secretaria de Estado do Planejamento e do Desenvolvimento Econômico (Seplande) apresentaram, na manhã desta quarta-feira (9), a gestores da Defesa Social, o Portal Geográfico de Alagoas, sistema de informação geográfica para web desenvolvido desde 2009. O objetivo é promover a difusão e a integração geográficas no âmbito do setor público e demais instituições interessadas no sistema.

A apresentação foi realizada na Secretaria de Estado da Defesa Social (Seds) com presença do secretário Dário Cesar e de técnicos e gestores da pasta. O portal é um banco de dados que estimula a publicação de informações georreferenciáveis pelas entidades governamentais e subsidia o uso da informação no planejamento de políticas públicas e em tomadas de decisão.

“A Secretaria do Planejamento criou o Banco de Dados Geográficos, um núcleo de geoprocessamento do Estado e que só terá sucesso se for construído em parceria com as demais secretarias”, afirmou Thiago Ávila, superintendente do Núcleo de Informática da Seplande.

Segundo ele, a Defesa Social é a primeira a conhecer o projeto por ser, no entender da Seplande, a pasta que mais precisa fazer uso de suas ferramentas. “Pelo Plano Plurianual (PPA), um grande número de secretarias estará fazendo parte do Portal dentro dos próximos dois anos”, explicou.

Os serviços do Portal abrangem disponibilização de infraestrutura de dados espaciais e imagens de satélite de alta resolução, mapas de divisões municipais e intramunicipais. As secretarias também disporão de bases de arruamento e logradouros dos municípios. No âmbito da Seds, estudos, pesquisas e emissões sobre a conjuntura criminal, além de geração de mapas temáticos e ferramentas serão adaptadas à realidade para utilização dos dados pelos órgãos de segurança pública.

Para o secretário Dário Cesar, tudo que possa ajudar a diminuir a violência em Alagoas é bem-vindo. “Estamos disponíveis para construir juntos uma nova estrutura na área de dados, para que possamos adotar um trabalho qualificado e inovar as técnicas de combate à criminalidade”, disse, acrescentando que a Seplande incorporou a proposta do Governo do Estado em concentrar esforços para dar mais segurança aos alagoanos.

Comentários

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Carregando..