“Se é uma obra de esgoto que vai beneficiar tanta gente, temos que ter paciência e reconhecer que vai valer a pena essa mudança temporária no trânsito”, declarou o farmacêutico Saulo Marlon, de 34 anos, no momento em que desviava da Rua do Imperador, no Centro. O local é um dos três últimos trechos interditados para dar conclusão à obra de Recuperação, Substituição e Ampliação do Sistema de Esgoto de Maceió, executada pela Secretaria de Estado da Infraestrutura (Seinfra).

Os trabalhos na Rua do Imperador começaram no último sábado (05) e devem ser liberados já nesta sexta-feira (11), antes do prazo previsto para a conclusão. Após o feriado da Proclamação da República, será interditado o cruzamento da Rua da Praia com a Rua Barão de Anadia, também no Centro. No final de novembro, está prevista a alteração do tráfego no terceiro e último trecho da obra, na Rua Durval Guimarães, bairro de Pajuçara. A Seinfra ressalta que as datas podem sofrer alterações, em caso de chuvas ou outros imprevistos naturais neste tipo de obra.

A obra está com 99% dos trabalhos finalizados e irá beneficiar mais de 250 mil moradores dos bairros da Ponta Verde, Pajuçara, Jatiúca, Poço, Jaraguá, Trapiche e Centro. “Saneamento tem um efeito direto na melhoria da saúde da população, pois diminui os índices de doenças causadas pela falta de esgoto e água tratada, a exemplo da diarréia”, avaliou a superintendente de Obras da Seinfra, Sílvia Valéria Lima.

Para orientar os motoristas e reorganizar o trânsito local, o Governo do Estado realizou uma parceria com a Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT). “O local foi sinalizado para orientar os condutores a buscar alternativas de tráfego, evitando maiores transtornos”, declarou o secretário Adjunto de Obras, Transporte e Logística da Seinfra, Manoel Messias Costa.

A obra

Composto de três etapas, o projeto perfaz mais de 6 km de extensão de rede de esgoto, dos quais 5,8 km já foram concluídos. A primeira etapa da obra, referente à substituição das tubulações obsoletas, já está totalmente finalizada. A rede antiga de esgoto era composta de manilha de cerâmica e foi trocada por tubos de PVC, material mais durável, mais resistente a corrosões, inclusive aos produtos químicos gerados em esgoto sanitário.

A segunda etapa, que já se encontra em fase de conclusão, destina-se à recuperação dos tubos de concreto deteriorados ao longo dos últimos 30 anos, que vinham provocando afundamento do solo de algumas regiões da cidade e, consequentemente, causando acidentes nesses locais. A terceira etapa inclui ainda a ampliação dos tubos coletores, cujos diâmetros passarão de 1.000 mm para 1.400 mm, garantindo, entre outros benefícios, o aumento da capacidade de escoamento do esgoto para o emissário submarino.

Recentemente, os trabalhos foram concluídos no cruzamento entre as avenidas Comendador Leão e Buarque de Macedo, no bairro do Jaraguá, e encontra-se em fase final no trecho da Avenida Buarque de Macedo em direção à Praça 13 de Maio, no bairro do Poço. As avenidas Assis Chateaubriand, no bairro do Trapiche, as ruas Ouvidor Batalha e Quintino Bocaiúva, ambas localizadas no bairro da Pajuçara, e a Travessa Hélio Pradines, na Ponta Verde, são outros locais onde os trabalhos também já foram finalizados.

Para o secretário de Estado da Infraestrutura, Marco Fireman, o objetivo de da obra é melhorar significativamente o serviço de esgotamento sanitário da cidade, garantindo maior qualidade de vida à população. “Nunca o setor de saneamento teve tanto investimento em Alagoas quanto na atual gestão. A meta do governo é ampliar o índice de cobertura de esgoto na capital para 60% até 2014”, informou.

Saneamento duplicado

Os investimentos em saneamento básico têm sido prioridade do Governo do Estado, que está dobrando o índice de cobertura de rede de esgotamento sanitário em Alagoas de 15% para 30%, com projetos executados pela Seinfra no interior e na capital. Mais de 130 km de rede de esgotamento sanitário e mais de 120 km de rede de abastecimento de água estão sendo implantados em todo o Estado, beneficiando cerca de 1,1 milhão de alagoanos.

Somente em Maceió, o índice de cobertura está passando de 24% para cerca de 40%, com a realização de três grandes obras: o esgotamento sanitário da Baixa Maceió I, na região da orla lagunar, já concluída; o esgotamento da Bacia da Pajuçara, na região da orla marítima, com 87% dos serviços já executados e a ampliação do sistema coletor de esgoto, na região central, 96% já concluída.