O II Seminário Internacional sobre Utilização de Cabos em Redes Subterrâneas de Distribuição de Energia Elétrica, promovido pela Secretaria de Estado do Planejamento e do Desenvolvimento Econômico (Seplande) e pela Prospectiva 2100 Brasil, foi iniciado nesta terça-feira (08), na Casa da Indústria, em Maceió. O evento foi aberto pelo secretário Luiz Otavio Gomes e finaliza nesta quarta-feira (09).
A eficácia energética, a confiabilidade e as vantagens nos planos ambientais são os principais benefícios do uso dos cabos em redes subterrâneas. No Seminário Cabos’11, as palestras de conferencistas nacionais e internacionais irão tratar da atual situação de uso, das novas realizações e das perspectivas futuras das redes subterrâneas de distribuição de energia.
O secretário do Planejamento e do Desenvolvimento Econômico, Luiz Otavio Gomes, reforçou o papel do Governo em elaborar a política energética do Estado e a execução pela Eletrobrás. “Um seminário como esse traz novas oportunidades para Alagoas no que diz respeito à inovação de nossa distribuição energética. Também vale destacar o quesito estético da utilização dessa tecnologia”, reforçou.
Para o vice-presidente da Eletrobrás, José Carlos Medeiros, eventos como esse possibilitam a reflexão para que os investimentos futuros sejam feitos de acordo com os anseios da população. Já a presidente da Associação Prospectiva 2100, Vera Dubeux, ressaltou a importância da troca de experiências entre o Brasil e outros países – como a França, que foi representada no seminário com a palestra de Alan Doulé, ex-diretor da distribuição de Electricité de France, e Lucien Deschamps, da Jicable, o Fórum de Cabos Isolados.
“As cidades grandes já utilizam esse sistema ao invés do aéreo, uma vez que esse está exposto a uma série de riscos, como a danificação dos fios por raios, ventania, e outros fatores externos”, afirmou o secretário adjunto de Energia e Recursos Minerais da Seplande, Jackson Pacheco.
Os temas das palestras se situam sob quatro principais eixos: os objetivos dos gestores de redes, as tecnologias, as experiências de operação de redes aéreas isoladas e subterrâneas e os desafios. As sessões do evento contam com variados temas, como soluções simples e práticas aplicáveis às redes de energia elétrica subterrâneas, design orientado de aplicação de cabos, seleção de cabos de monitoramento: prever com a certeza, entre outros.