Falta de urbanização pode prejudicar funcionamento do novo fórum de Penedo

07/11/2011 12:06 - Interior
Por Redação
Image

As fortes chuvas que caíram em Penedo nos últimos dias trouxeram à tona um problema que já era esperado por todos: a dificuldade de acesso ao novo fórum de Penedo. As pessoas que passam pelo local, param, admiram o prédio, e ficam se perguntando como os carros dos juízes, dos funcionários, e dos simples usuários do Poder Judiciário farão para chegar à nova sede, uma vez que a falta de infraestrutura e de saneamento básico no local são visivelmente perceptíveis.

O superintendente do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) em Alagoas, arquiteto penedense Mário Aloísio Melo, declarou em uma de suas entrevistas à Rádio Penedo FM (97,3 Mhz e www.penedofm.com.br) que o órgão que representa não é o responsável pela urbanização da Lagoa do Oiteiro, local em que o novo fórum está sendo construído, e que esse compromisso foi assumido pelo ex-prefeito da cidade, Alexandre Toledo.

Especialistas do ramo da construção civil estimam que para a urbanização da Lagoa do Oiteiro serão necessários cerca R$ 3 milhões. A obra de construção do novo fórum está sendo financiada pelo Fundo Especial para Modernização do Poder Judiciário (Funjuris) em parceria com a Prefeitura Municipal de Penedo, parte que, a título de contrapartida, ficou responsável pela urbanização da área e um aporte de R$ 400 mil para a obra, valor que ainda não foi repassado.

Com capacidade para abrigar quatro Varas e um Juizado, a obra conta com uma área de 2.029 m², e está sendo construída conforme a determinação do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). O novo prédio contará também com salas de testemunha e de reconhecimento além de celas especializadas que servirão para abrigar os presos que forem levados ao Fórum para serem julgados.

O novo fórum contará ainda com um amplo espaço para instalação do Tribunal do Júri que terá capacidade para comportar 105 pessoas, com lugares exclusivos destinados a cadeirantes.

Comentários

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Carregando..