Com a proximidade dos festejos natalinos e de fim de ano, é comum que as cidades pelo Brasil a fora recebam diversos parques de diversão. Mas, infelizmente, também tem se mostrado comum, os acidentes envolvendo crianças e adolescentes por conseqüência do péssimo estado de conservação e da falta de cuidado para instalação dos mesmos. Preocupado com isso, o vereador França Júnior, de Palmeira dos Índios, alerta as autoridades para a necessidade de se fiscalizar rigorosamente a instalação dos parques de diversão em todo o Estado.

Em pronunciamento na tribuna da Câmara de sua cidade, o parlamentar disse que é dever das prefeituras, da companhia de eletricidade, do conselho de engenharia e arquitetura, e do corpo de bombeiros vistoriar e conceder ou não permissão para o funcionamento pleno dos brinquedos oferecidos pelos empresários.

“O estado de conservação, as instalações elétricas e a segurança devem ser observadas pelas autoridades competentes em cada município para se permitir a exploração desse tipo de atividade. Caso contrário, na ocorrência de algum fato desagradável, todos serão responsabilizados”, asseverou França Júnior.

A Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), em parceria com a Associação das Empresas de Parques de Diversões do Brasil (Adibra) lançou, no dia 16 de março, em São Paulo, um conjunto de normas técnicas para montagem e operação de parques de diversões que já estão em vigor e podem facilmente serem encontradas na internet.

Se até nos parques da Disney, em Orlando, nos Estados Unidos, com todo aparato de segurança, acontecem acidentes, imaginem no Brasil, com fiscalização frágil e, às vezes inábil. Bela iniciativa que deve ser ressaltada a do parlamentar palmeirense. Fiscalizar e coibir o funcionamento de parques que não atendam as regras de segurança é importante para não chorarmos a perda de inocentes que à procura de diversão, acabam encontrando um triste fim.