Falta um mês e meio para o Natal, mas o Papai Noel já está aí. Neste sábado (5), o bom velhinho chega a vários shoppings da capital paulista. Um mágico fará com que o papai Noel “apareça” no Shopping Eldorado, na Zona Oeste de São Paulo. Já no Center Norte, na Zona Norte, ele deve entrar dirigindo um carro de luxo vermelho e conversível.

O truque de ilusionismo que colocará o papai Noel diante de um público estimado de 2 mil pessoas no Eldorado é considerado “difícil” pelo mágico Issao Imamura. “Truques como esse normalmente são feitos com profissionais do ilusionismo. Nesse caso, tivemos que treinar o próprio papai Noel em algumas horas para participar do número”, afirma. O truque vai mobilizar 25 profissionais das áreas técnicas e artísticas. O mágico vai auxiliar os ajudantes a encontrar o papai Noel. Ele não adianta mais detalhes do espetáculo, que terá ainda dança, mímica e mágicas. “Ele deve aparecer onde o papai Noel sempre aparece”, brinca.

“Nós queremos sair do tradicionalismo. A chegada do papai Noel é um evento recorrente nos shoppings e nós queremos trazer uma experiência diferente para os nossos clientes, além de oferecer uma opção de entretenimento”, afirma Simone Castelli, gerente de marketing do shopping. “O shopping investiu o dobro do que gastou no ano passado na mesma época.” Mais de mil microlâmpadas e 200 ursinhos e bonecos animatrônicos devem decorar os 283 metros quadrados, com três andares, da decoração “Casa dos Sonhos”, que é inédita. Além de visitar o bom velhinho e apreciar a decoração, as crianças poderão participar de oficinas para produção de minipanetones, biscoitos e enfeites de Natal. “Nosso objetivo é que a decoração não fosse só contemplativa”, diz a gerente de marketing.

Vila de Natal
No Center Norte, o papai Noel chegará dirigindo um Chevrolet Malibu vermelho e conversível. Atrás dele, entrará uma banda para interagir com a plateia. A Vila de Natal que lembra uma cidade típica das histórias infantis foi montada na área praça central do centro comercial. O “Bosque Encantado” é repleto de árvores artificiais: são 40 pinheiros de cinco metros de altura. Para crianças de 5 a 10 anos, foram montados escorregadores e uma teia para escalada.

Também apostando na interatividade, ao lado da casa do papai Noel foi montada a Confeitaria da Mamãe Noel, onde as crianças irão aprender a enfeitar cupcakes. O clima de Natal pode ser percebido desde a entrada no shopping. Uma tradicional árvore de Natal, de 21 metros, foi decorada com vários papais noéis. Ela foi montada no estacionamento em frente à Marginal Tietê.

Borboletas
O Morumbi Shopping aposta em uma decoração repleta de borboletas, que é símbolo de renovação, para encantar os clientes. Elas estão por toda parte: na árvore de Natal ou suspensas no ar. Deixando um pouco de lado o convencional vermelho e o branco da neve, que foi tema do ano passado, a decoração optou pelo cobre, o marrom e o dourado. Além da árvore de 14 metros de altura montada no estacionamento, outras três foram colocadas dentro do centro comercial: uma atrium e duas junto aos elevadores.

O investimento para decorar o shopping foi 10% maior do que o do ano anterior, de acordo com a gerente de marketing do Morumbi Shopping, Katia Ardito. Cinco mil bolas de Natal de diferentes texturas e cores, 130 mil pontos de luz e 11 mil enfeites compõem a decoração deste ano. Para entreter as crianças de 4 a 12 anos, o shopping volta a reservar um área para que elas possam brincar: foi criada uma casa que imita um tronco de árvore com escada de madeira, cordas e um escorregador. Especialmente para crianças de até 3 anos, um circuito horizontal foi montado.