Galba Novaes quer acabar com as votações secretas na Câmara

03/11/2011 06:57 - Blog do Vilar
Por Redação
Image

O presidente da Câmara Municipal de Maceió, Galba Novaes (PRB), quer acabar com as votações secretas na Casa de Mário Guimarães. Pena que o projeto chega de forma tardia (ainda que importante!) e não esclarece o episódio da votação secreta para o aumento de número de vereadores na Casa.

O processo foi anulado, se aumentou o número de edis com base em uma emenda à Lei Orgânica já existente, procedimento investigativo foi aberto para achar o vereador “mentiroso ou fraudador”, mas até agora nada de concreto! Vai cair no esquecimento? Quem sabe...

Mas, retornando ao projeto de Galba Novaes: ele propõe uma alteração no Regimento Interno da Câmara Municipal de Maceió, fazendo com que só haja votação secreta nas questões relativas a vetos do Executivo. No mais, cada vereador terá que deixar clara sua posição para a sociedade. É o que sempre se esperou de um edil. Se esconder para que; se lá estão para representar os interesses de quem os elegeu?

Mas, o ‘parlamento-mirim’ sempre adorou atividades “bem secretinhas”, com “bastidores efervescentes” com informações que com muito custo é que chega ao grande público. Isto sempre foi histórico e não é de agora. Basta olhar na forma como foi aprovada a emenda do “vereador nômade”, que já está para ser derrubada no que depender do Ministério Público Estadual.

O projeto de resolução de Galba Novaes para acabar com a votação secreta (em quase todos os casos, menos nos relativos a veto) já deu entrada na Casa de Mário Guimarães, mas ainda não foi lido. Os edis possuem outros para se debruçarem neste semestre, como os que falam de cortes de gastos para receberem 31 vereadores em 2013. Este adormece e será feito de forma aberta.

A desculpa deles ainda não terem entrado é a pauta trancada. Mas, até o fim desta primeira quinzena os vereadores devem limpar a pauta se livrando dos vetos do Executivo (já se livraram de dois!) e aí nada impede a apreciação dos três projetos de lei que versam sobre a redução de custos no “parlamento-mirim”. Esperemos!
 

Estou no twitter: @lulavilar

Comentários

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Carregando..