Usuárias recebem exames de citologia realizados em mutirão preventivo

02/11/2011 08:00 - Maceió
Por Redação

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) realizou, no sábado (29), por meio da coordenação do Programa de Atenção Integral à Saúde da Mulher (PAISM), a segunda etapa da entrega dos exames de citologia realizados durante o Mutirão de Prevenção do Câncer de Colo do Útero e de Mama, que aconteceu durante todo o mês de setembro.

A entrega dos exames foi feita nas sete unidades de referência do município – Osvaldo Brandão Vilela (Ponta da Terra), Roland Simon (Vergel do Lago), Pitanguinha, PAM Bebedouro, João Paulo II (Jacintinho), Dr. Aliomar Lins (Benedito Bentes II) e Ib Gatto Falcão (Colina dos Eucaliptos) –, onde foram realizadas, aos sábados, as etapas do mutirão, criado com o objetivo de ampliar a oferta de atendimento e de exames ginecológicos.

Segundo a coordenadora do programa, Lusitânia Barros, a ação teve como finalidade reduzir o número de óbitos em decorrência dessas doenças em Maceió, ressaltando a necessidade da prevenção para um diagnóstico precoce do problema, que possibilita maior chance de cura. Em 2010, o município registrou 68 mortes por câncer de mama e 31 de colo de útero. Este ano, só o primeiro semestre já contabiliza 29 óbitos por câncer de mama e 19 por câncer de colo de útero.

“Nossa meta é manter os mutirões até que seja coberta toda a população-alvo de Maceió, ou seja, mais de 260 mil mulheres de 25 a 64 anos, para a prevenção do câncer de colo de útero e mais de 64 mil mulheres de 50 a 69 anos, na prevenção do câncer de mama”, afirmou Lusitania.

Para agilizar o atendimento, os exames passaram pela avaliação da equipe médica da ação e foram entregues às pacientes com a definição do diagnóstico, a prescrição de medicamentos e o encaminhamento de novos procedimentos, conforme a necessidade de cada caso.

“Às mulheres que não apresentaram nenhuma alteração no exame, a equipe médica direcionou um cartão, parabenizando pelos cuidados preventivos e convidando para novos exames na data do aniversário”, afirmou a psicóloga Luzimeire Gonçalves, que fez a entrega dos exames na Unidade de Saúde da Pitanguinha.

A dona de casa Cícera Antônio dos Santos foi à unidade para pegar os exames feitos pela filha. “Por conta do trabalho, minha filha não tem tempo para cuidar da saúde. Participar dessa ação num dia de sábado foi uma grande oportunidade e tudo já vem certinho, com o resultado do exame”, disse ela.
As usuárias que não receberam seus exames tiveram seus dados anotados e serão convocadas a pegá-los nas unidades, no horário normal de funcionamento ou em novas etapas do mutirão, aos sábados.

Comentários

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Carregando..