Dia de Finados: Ambulantes aproveitam a data para faturar

02/11/2011 06:30 - Maceió
Por Redação
Image

Milhares de pessoas são esperadas nos oito cemitérios municipais da capital Alagoana, nesta quarta-feira (02), Dia de Finados. As homenagens terão início às 9h com a celebração de duas missas, uma no Cemitério da Piedade, no bairro do Prado, e a outra no São José, localizado no Trapiche da Barra. Porém, muitos trabalhadores autônomos aproveitam a data para ganhar um dinheiro extra, seja vendendo flores, velas ou limpando túmulos.


Para garantir maior comodidade aos parentes que vão aos cemitérios, a Superintendência Municipal de Controle do Convívio Urbano (SMCCU) permitiu que muitos trabalhadores autônomos, que antes trabalhavam de forma irregular, pudessem entrar nos cemitérios para fazer serviços de limpeza, jardinagem, pinturas de tumbas.


Para Anderson Silva, que já faz esses trabalhos há três anos, com a permissão da SMCCU o trabalho fica mais fácil. “Sempre fiz esses trabalhos e, muitas vezes, tive que parar porque os fiscais mandavam. Esse ano foi diferente, consegui fazer meu trabalho de forma correta e consegui mais dinheiro”, afirmou.


Já Maria de Lourdes vende flores há mais de dez anos na calçada do Cemitério São José. “Essa é a época que aproveito para garantir um dinheiro extra antes das festas de fim de ano. E espero que esse ano eu consiga superar as expectativas”, disse a autônoma.


Os trabalhadores que vendem produtos como velas e flores não podem entrar nos cemitérios. De acordo com o superintendente da SMCCU, Galvaci de Assis, os ambulantes têm seu espaço fora do cemitério. “Não proibimos a venda, só que não permitimos dentro do cemitério, porque precisamos manter a ordem no local, se eles entrarem fica muita bagunça”, frisou Assis.


Segundo Victor Franklin, diretor do Departamento de Cemitérios, todos os locais receberam os serviços de reforma na parte elétrica e hidráulica, além de restauração e pintura nas áreas externa e interna. “Sempre fazemos a manutenção dos cemitérios para preservá-los durante todo o ano”, concluiu.

Comentários

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Carregando..