O prefeito de São Miguel dos Campos, George Clemente, participou na noite dessa quarta-feira, 26, do lançamento do calendário intitulado "Tecelagem da Memória" que traz imagens de vilas operárias, a fábrica de tecelagem Vera Cruz e Sebastião Ferreira. O lançamento aconteceu no Centro de Convenções durante a V Bienal do Livro.

O professor e historiador Douglas Apratto, um dos entusiastas, falou sobre o tema do calendário, que está em sua 9ª edição e da satisfação em resgatar a historia da tecelagem e dos operários do Estado. “É nossa responsabilidade resgatar e documentar esses fatos para que nossa sociedade conheça de perto a história e que, a partir de agora, os administradores comecem a valorizar esse patrimônio histórico”, ressaltou Apratto.

George Clemente parabenizou os colaboradores do evento e ressaltou a importância das fábricas de tecelagens Vera Cruz e Sebastião Ferreira para o crescimento econômico de São Miguel, já que elas também se entrelaçam com sua história de vida. “Meus pais foram funcionários da fábrica e isso já é um marco em minha vida. Enquanto prefeito, farei o tombamento deste tão importante monumento, que faz parte da história do povo de São Miguel dos Campos”.

O prefeito aproveitou a oportunidade, que estavam reunidos centenas de intelectuais e estudantes de varias faculdades, para anunciar também a criação da Secretaria de Cultura da cidade e o envio da mensagem para Câmara Municipal para a criação da Comenda Douglas Apratto, um miguelense reconhecido nacionalmente. “Não podemos resgatar uma história sem documentá-la e, para isso, criaremos nos próximos dias a Secretaria de Cultura de São Miguel para preservar a nossa historia e os monumentos que fazem parte dela”, enfatizou Clemente.

Participaram ainda do evento o médico e professor José Medeiros, a professora Carmem Lúcia Dantas, professor Golbery Lessa, a presidente da Fapeal Janesmar Cavavalcante e outras autoridades do meio intelectual.