A visita do juiz Helestron Costa e do promotor de Justiça Maurício Wanderley, ao município de Tanque d’Arca começou com uma palestra para os alunos no auditório do Colégio Nossa Senhora Mãe do Povo. Depois as autoridades visitaram as dependência da escola e as obras municipais do hospital, da Creche Escolar em tempo integral e o Telecentro aberto ao público das 8 às 22h. O prefeito Roney Valença acompanhou as autoridades ao lado da procuradora Uiara Francine e da advogada Nadja Graciele.
Entre os temas em pauta estavam: evasão escolar, direitos e deveres dos alunos, qualidade da merenda, infraestrutura escolar e as crianças como cidadão. O promotor de Justiça destacou que pretende desenvolver um trabalho junto com as diretoras das escolas para diminuir a evasão escolar. “Vamos chamar os pais para a responsabilidade. As diretoras vão cobrar justificativa dos pais quando o aluno faltar e se não for justificado o pai pode ser penalizado por abandono intelectual por não exigir que o filho freqüente a escola”, evidenciou o promotor Maurício Wanderley.
Após a palestra, a diretora da escola, Maria Lopes, juntamente com a comitiva do prefeito apresentaram a infraestrutura da principal escola municipal. As dependências da escola onde funcionam a biblioteca, sala de vídeo, sala de leitura, salas de aula e o local de armazenamento da merenda escolar - fornecida diariamente - foi apresentadas ao juiz e ao promotor.
O juiz Helestron Costa destacou que esta foi a primeira vez que teve a oportunidade de visitar o município desde que assumiu a comarca no início de agosto. “Eu só conhecia Tanque d’Arca por meio dos processos, agora temos uma noção da parte social, não só da jurídica. Esta visita in loco é de extrema importância”, afirmou o juiz.
O prefeito Roney Valença acompanhou a visita e teve a oportunidade de apresentar algumas das inúmeras obras em andamento. “Temos a enorme satisfação de receber o juiz e o promotor da comarca. Pedi que nos visitem com mais freqüência, assim os poderes podem interagir. O diálogo entre a escola e o Judiciário também foi um momento muito rico. Vamos manter estes diálogos”.









