No dia 4 deste mês foi comemorado o Dia do Agente Comunitário de Saúde. Para homenagear esses profissionais, cujo trabalho tem reflexo decisivo na melhoria da qualidade de vida das pessoas, a Secretaria de Saúde de Limoeiro de Anadia, através do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF), realizou a I Gincana de Atenção Básica, que teve como tema “Valorizando o profissional Agente Comunitário de Saúde”.
A gincana aconteceu na última quinta-feira (20) e teve como palco a praça de eventos da cidade. Agentes comunitários de todo o município participaram da competição, que foi dividida em várias prendas e oito equipes, cada uma delas representando uma comunidade da zona rural do município. Foram elas: Terra Nova, Genipapo, Pé Leve I, Pé Leve II, Areia Vermelha, Cacimbas, Chã do Miranda e Camadanta.
A competição foi iniciada com a parte cultural, onde foram apresentados números artísticos com temas pré-determinados e específicos para cada equipe. Os temas, que incluíram higiene bucal, tabagismo hanseníase, dengue, alcoolismo, gravidez na adolescência, violência doméstica e tuberculose foram representados através de danças, cantos e dramatizações teatrais.
Em seguida as equipes participaram de uma gincana esportiva, que contou com várias brincadeiras, entre elas, montagem de quebra-cabeça, corrida de saco, corrida com ovo na colher, dança com limão nas testas dos participantes, enchimento de balde e estouro de balões. Além da parte teatral e esportiva, também somaram pontos a criatividade e a torcida mais animada.
“Os agentes comunitários de saúde merecem essa festa bonita e, principalmente, o reconhecimento de todos os limoeirenses, uma vez que o trabalho de cada um deles é fundamental para garantir a qualidade de vida do nosso povo”, frisou a secretária de Saúde do município, Aline Ferreira.
Paralelamente, empresas do ramo de produtos naturais e produtos de beleza também estiveram presentes, realizando limpeza de pele e sessões de maquiagem entre as interessadas. Ao final da competição, a grande vencedora foi a equipe do Pé Leve I, que venceu tanto nas provas como também na animação da torcida.