O programa Negócio Certo Rural, realizado pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural – Administração Regional de Alagoas (Senar- AR/AL) – criado com o objetivo de estimular ações empreendedoras junto aos pequenos produtores rurais alagoanos, encerra a primeira etapa do programa em Alagoas. Devidamente capacitados, os participantes do Negócio Certo irão receber agora a consultoria individual em suas propriedades.

Na ultima segunda-feira, 17, no clube social do Povoado Bananal, município de Viçosa, aconteceu o quinto encontro, onde os participantes já somam os resultados positivos.

Durante a primeira etapa, os produtores rurais receberam do Senar-AL material didático gratuito com a finalidade incentivar os participantes a se tornarem gestores de seus próprios empreendimentos.

De acordo com o instrutor, José Cavalcante Vieira, as aulas do Negócio Certo Rural (NCR) acontecem de forma objetiva, prática e dinâmica, onde os participantes expõem suas experiências e dúvidas, absorvendo o máximo de informações.

“É visível o desenvolvimento deles ao longo do curso, muitos deixam sua propriedade para participar, essa motivação é fundamental na hora de apreender. Aqui em Viçosa os produtores investem no cultivo do inhame, e com o Negócio Certo Rural eles estudam formas de investir em novas plantações e administrar sua propriedade, aproveitando o que já possuem para gerar nova renda”, explicou José Vieira.

A parceria do Senar-AL e a Prefeitura de Viçosa foi crucial para a realização do NCR, que ensina o pequeno produtor a coordenar seus investimentos.

”A partir de agora esses agricultores sabem que a sua propriedade pode ser auto suficiente, o sucesso de cada pequeno produtor de Viçosa depende dos investimentos realizados, por isso é tão importante o Programa Negócio Certo Rural”, frisou o instrutor.

“Antes não tínhamos o controle dos investimentos, tudo era feito aleatoriamente. Agora não, todos aqui tem noções de administração e contabilidade. Não dependo de outra pessoa para analisar minha propriedade, sei em que posso investir e calcular meu lucro. Esse curso foi um presente para o Povoado Bananal, agora cada produtor participante coloca em prática todos os conhecimentos”, comentou o presidente da Associação dos Agricultores Virgens dos Pobres, Genivaldo Soares.