Em uma ação de cidadania realizada através de parceria das secretarias de Agricultura, Saúde, Assistência Social, cerca de 500 homens e mulheres de Feira Grande, participaram na terça-feira, 11, de uma ação pioneira no combate ao câncer de próstata e do colo do útero. A ação foi desenvolvida no distrito de Massapê através da Secretaria Municipal de Agricultura com a participação de outras secretarias como Saúde e de Assistência Social.
“A prefeitura de Feira Grande através do prefeito Fabinho e em parceria com o Senar tem ampliado as ações de saúde voltadas ao homem do campo”, destacou a secretária Adriana Rocha, da Agricultura. Para os homens com idade acima de 40 anos e previamente cadastrados por agentes de saúde do município foi feito o exame de sangue de antígeno prostático especifico, o PSA, além de palestras educativas informando os cuidados a serem tomados.
No caso das mulheres foi feita a coleta de material para o exame de Papanicolau - a principal forma de detecção da doença, além de palestras educativas, encerrando o atendimento no espaço beleza, onde terão cortes e manicure, com profissionais que estarão atendendo no local. Os homens também receberam um tratamento especial de beleza com corte de cabelo e barba, tornando ainda mais agradável tão importante ação social.
O prefeito Fábio Lira esteve na unidade de saúde do distrito Massapê, onde foram concentrados os trabalhos, cumprimentando os beneficiados com a ação de cidadania desenvolvida com apoio da prefeitura em parceria com o Senar. Além dele, estiveram no local os secretários de Administração, Dário Roberto; de Saúde, Flávia Lira; de Cultura; Mauro Souza e de Assistência Social, Valdirene Barbosa e o vice-prefeito Ademir José da Silva.
Simultaneamente às atividades da mulher, aconteceu a Rua do lazer – um espaço recreativo e educativo para as crianças. Assim, enquanto as mães realizam os exames, assistem às palestras e cuidam da beleza, as crianças ficaram envolvidas em atividades de lazer. Os resultados dos exames serão divulgados em até 15 dias. As mulheres e os homens que forem detectados com alterações celulares serão encaminhados a tratamento pelos órgãos responsáveis.

















