Os alunos das escolas de Branquinha tiveram uma tarde especial neste sábado, 8. Com muita diversão e atividades lúdico-educativas eles prestigiaram a abertura da Semana da Criança, que teve como foco o “Projeto de Leitura” estimulado nas unidades da rede municipal.
O evento, que está em sua terceira edição, é promovido pela Secretaria de Educação local e reuniu dezenas de crianças e pais no entorno da recém-reformada unidade de ensino Mário Gomes de Barros, que fica na entrada da cidade.
As ações duraram toda a tarde e o início da noite. Oficinas de leitura, apresentações teatrais, jogos, dinâmicas de grupo, projetos de literatura, dentre outras atividades que fazem parte do currículo escolar, foram desenvolvidas com o objetivo também de promover a socialização entre os estudantes das unidades.
Segundo o secretário de educação de Branquinha, Gevásio Almeida, o projeto “Leitura nas Escolas” será realizado durante toda a Semana da Criança e conta com uma programação diferenciada. Das 16 unidades de ensino existentes no município, 14 estão na zona rural, duas na zona urbana e todas elas recebem a iniciativa que vem beneficiando mais de 3.500 alunos nesses três anos de atuação, a exenplo de Jéssica Joaquim, aluna do 1º ano do ensino fundamental que se mostrou bastante entusisasmada com as apresentações.
“É preciso ressaltarmos a importância de projetos como esse para afastar a juventude da criminalidade e do mundo das drogas, pois somente através da educação poderemos almejar um futuro digno”, coloca.
A prefeita, Renata Moraes, adianta que momentos semelhantes serão vividos também no acampamento pós-enchente, onde estão hoje cerca de 500 pessoas. “Na quarta-feira, dia 12, faremos a abertura da Semana da Criança no acampamento provisório, que terá várias ações voltadas para aquela comunidade até o próximo sábado”, expõe.
Atualmente o acampamento conta com diversos projetos que visam ocupar de forma produtiva o tempo da população, assim como prepará-la para o retorno à suas casas, após a conclusão das obras do Programa de Reconstrução do Estado. Já estão em andamento cursos para a Educação de Jovens e Adultos (EJA), oficinas de teatro direcionadas a jovens até os 14 anos, cursos de capacitação e profissionalizantes, práticas esportivas, dentre outros que têm, segundo a prefeita, minimizado as dificuldades e transformado a realidade dos desabrigados das cheias de 2010.









